A PEQUENA "VESPA NEGRA"
Afeganistão
3 de Janeiro de 2013
O "Black Hornet" ("Vespa Negra") é um micro-"drone" que, no seu mais recente modelo, designado por PRS ("Personal Reconnaissance System"), tem um configuração com um comprimento total de 16,8 cm (e um diâmetro de rotor de 12,3 cm), com um peso inferior a 33 gramas. Tem uma autonomia de voo até 25 minutos e consegue uma velocidade máxima de 6 metros por segundo (21,6 Km por hora). Tem um alcance de comunicações de 2 Kms para a transmissão, com cifra AES 256, do seu "stream" de vídeo ou de imagens estáticas para o seu operador, com recurso a câmara dotada de capacidade para visão nocturna.
Lançado em Junho de 2018, este "PRS" corresponde à terceira geração do "Black Hornet" - tendo as primeiras "releases" sido originalmente desenvolvidas pela companhia norueguesa Prox Dynamics AS, fundada em 2007 e pioneiros na tecnologia de "nano helicópteros" e que, em finais de 2016, foi adquirida pela companhia americana FLIR Systems, Inc.
Em Janeiro de 2013, como a foto documenta, era usado um modelo ainda de menores dimensões do que este mais recente PRS, mas também com menor alcance radio, menor autonomia e performance video inferior. Este "Black Hornet" estava a ser usado no Afeganistão, por um militar dos "Royal Lancers", parte da "1 Armoured Infantry Brigade", do Exército do Reino Unido, no decurso da Operação "Qalb" (literal arábe para "Coração"; mas com significados alargados na filosofia islâmica).
Ao longo das 3 gerações deste "Black Hornet" o mesmo foi já usado operacionalmente por unidades militares da Índia, da Austrália, da Alemanha, da Holanda, da Nova Zelândia, da Noruega, do Reino Unido, dos Estados Unidos, da França, da Espanha e da Turquia.
Foto pelo Sargento Rupert Frere, Royal Logistic Corps (RLC) | UK Ministry of Defence (UK MoD)
Comentários