NRP ZAIRE EM SÃO TOMÉ


São Tomé e Príncipe
2018-2022

O NRP Zaire (P1146) foi construído nos Estaleiros navais do Mondego na Figueira da Foz. É o sétimo dos dez navios da classe Cacine. Iniciou em 2018, sob actual comando do Primeiro-tenente Tiago Miguel Vieira, e com o Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Cavaleiro Ângelo como Coordenador do Comando Naval para o projeto Zaire, uma missão de capacitação operacional da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe, onde se mantém até à presente data, no âmbito de um acordo bilateral (de renovação anual).

O NRP Zaire percorreu neste âmbito mais de 20.000 milhas náuticas, executou múltiplas acções de busca e salvamento, acções de fiscalização conjunta, acções de vistoria e de segurança marítima no âmbito da dissuasão e combate à pirataria. Participou em vários exercícios internacionais de promoção da Segurança Marítima no Golfo da Guiné, tais como o OBANGAME EXPRESS 2019, o NEMO, o GRAND AFRICAN NEMO, entre outros.

Na foto, ao fundo à direita, o distintivo Pico Cão Grande, uma elevação de origem vulcânica, com uma forma pronunciadamente aguda, no Parque Natural Ôbo, com 300 metros de altura acima do solo e 663 metros acima do nível do mar.

Foto via Adido de Defesa da Embaixada de Portugal em São Tomé e Príncipe | EMGFA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA