"ESQUADRÃO VIKING" EM EXERCÍCIO
Islândia
10 de Outubro de 2018Tendo como cenário para este exercício a intercepção de um grupo terrorista que, monitorizado há muito pelas autoridades, parte da Islândia em meios navais (transportando pessoal, armas e equipamentos) rumo à Irlanda do Norte, forças especiais da Islândia, Irlanda e Reino Unido são colocadas em estado de alerta e com a missão de procederem a uma intervenção directa no Atlântico Norte.
Os operacionais na foto, da Unidade Especial do Comissário Nacional de Polícia da Islândia, conhecidos por "Víkingasveitin" ("Esquadrão Viking"), fundado em 19 de Outubro de 1982, estão num RIB ("Rigid-hull Inflatable Boat") táctico Rafnar modelo 1100 (número 7746), do construtor islandês fundado por Össur Kristinsson.
Esta exercício fez parte de um conjunto alargado de exercícios, "ATLAS Common Challenge", envolvendo, entre 9 e 10 de Outubro de 2018, um total de 30 países, e a desenrolar-se em sete locais na Europa. O mesmo ocorreu sob a égide da "ATLAS Network", uma associação composta por 38 unidades de operações especiais dos 27 estados membros da União Europeia a que se juntam unidades da Noruega, Islândia e Suiça (e, agora, Reino Unido). Esta associação foi estabelecida informalmente em 2001, como meio de cooperação no contexto pós 11 de Setembro entre entidades policiais europeias e foi formalizada em 2008 por decisão do Conselho Europeu - que a colocou associada ao "European Counter Terrorism Centre" (ECTC) no quartel-general da EUROPOL, em Haia.
Portugal participa no "ATLAS Network" com o GOE (Grupo de Operações Especiais) da PSP e o GIOE (Grupo de Intervenção de Operações Especiais) da GNR.
Foto via Atlas Network | Rafnar ehf
Comentários