"TROVÕES" DOS "MARTELOS" PARA ATAQUE AO SOLO


Hatzerim, Israel
7 de Abril de 2023

Duas aeronaves "Trovão" (רעם,"Ra'am"), McDonnell Douglas F-15 I, número 215 e 238, da 69.ª Esquadra, "Martelos" (פטישים, "Patishim"), da Força Aérea de Israel ("זְרוֹעַ הָאֲוִיר וְהֶחָלָל"), sediados na Base Aérea de Hatzerim, prestes a descolar para uma missão de ataque ao solo, a 7 de Abril de 2023, em retaliação ao disparo de foguetes sobre o território de Israel por forças do Hamas a operar a partir do Sul do Líbano e de Gaza.

Podemos observar em ambas as aeronaves, nos pontos de fixação ao centro da fuselagem, a configuração de equipamento com "pods" Lockheed Martin LANTIRN ("Low Altitude Navigation and Targeting Infrared for Night"), com a componente AN/AAQ-13, de navegação, e a componente de aquisição e gestão de alvos AN/AAQ-14.

Em termos de armamento temos, no ponto de fixação sob a asa mais próximo do limite exterior, mísseis ar-ar Rafael Python 5, e, ao centro da fuselagem, à retaguarda dos "pods" de navegação e gestão de alvos, mísseis anti-radar AGM-88 HARM. No ponto de fixação intermédio sob a asa temos bombas guiadas JDAM ("Joint Direct Attack Munition") de 500 libras (230 kg), BLU-111/MK 82.

Fundado em 1987, Hamas, composto por um movimento político e por um movimento militar, as brigadas de Izz ad-Din al-Qassam ("عز الدين القسام"), corresponde ao acrónimo de "Ḥarakah al-Muqāwamah al-ʾIslāmiyyah" ("حركة المقاومة الإسلامية"), "Movimento de Resistência Islâmica", um movimento fundamentalista Sunita-Palestiniano, que detém actualmente, e desde as eleições de 2006, a maioria do parlamento da Autoridade Nacional Palestiniana. As eleições, inicialmente previstas para 2014, foram, a 29 de Abril de 2021, adiadas "sine dia".

Foto via Força Aérea de Israel ("זְרוֹעַ הָאֲוִיר וְהֶחָלָל")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA