"TROVÕES" DOS "MARTELOS" PARA ATAQUE AO SOLO


Hatzerim, Israel
7 de Abril de 2023

Duas aeronaves "Trovão" (רעם,"Ra'am"), McDonnell Douglas F-15 I, número 215 e 238, da 69.ª Esquadra, "Martelos" (פטישים, "Patishim"), da Força Aérea de Israel ("זְרוֹעַ הָאֲוִיר וְהֶחָלָל"), sediados na Base Aérea de Hatzerim, prestes a descolar para uma missão de ataque ao solo, a 7 de Abril de 2023, em retaliação ao disparo de foguetes sobre o território de Israel por forças do Hamas a operar a partir do Sul do Líbano e de Gaza.

Podemos observar em ambas as aeronaves, nos pontos de fixação ao centro da fuselagem, a configuração de equipamento com "pods" Lockheed Martin LANTIRN ("Low Altitude Navigation and Targeting Infrared for Night"), com a componente AN/AAQ-13, de navegação, e a componente de aquisição e gestão de alvos AN/AAQ-14.

Em termos de armamento temos, no ponto de fixação sob a asa mais próximo do limite exterior, mísseis ar-ar Rafael Python 5, e, ao centro da fuselagem, à retaguarda dos "pods" de navegação e gestão de alvos, mísseis anti-radar AGM-88 HARM. No ponto de fixação intermédio sob a asa temos bombas guiadas JDAM ("Joint Direct Attack Munition") de 500 libras (230 kg), BLU-111/MK 82.

Fundado em 1987, Hamas, composto por um movimento político e por um movimento militar, as brigadas de Izz ad-Din al-Qassam ("عز الدين القسام"), corresponde ao acrónimo de "Ḥarakah al-Muqāwamah al-ʾIslāmiyyah" ("حركة المقاومة الإسلامية"), "Movimento de Resistência Islâmica", um movimento fundamentalista Sunita-Palestiniano, que detém actualmente, e desde as eleições de 2006, a maioria do parlamento da Autoridade Nacional Palestiniana. As eleições, inicialmente previstas para 2014, foram, a 29 de Abril de 2021, adiadas "sine dia".

Foto via Força Aérea de Israel ("זְרוֹעַ הָאֲוִיר וְהֶחָלָל")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"