FOGUETES PROJECTADOS POR MI-8 UCRANIANO


Ucrânia
3 De Abril de 2023

Helicóptero Mil Mi-8 MSB-V, ao serviço das Forças Armadas da Ucrânia, em operação a muito baixa altitude lançando foguetes de 80mm, S-8, a partir de "pods" B-8V-20, que podem receber até 20 foguetes cada, sobre posições das Forças Armadas da Federação Russa, no Teatro de Operações da Ucrânia em Abril de 2023.
Esta abordagem balística de disparo de foguetes, a muito baixa altitude e com um ângulo de ataque elevado (30 graus ou mais) e sem linha de pontaria directa para o objectivo, é documentada e treinada pelas Forças Russas e seus aliados desde há décadas - sendo replicada pelas Forças Ucranianas, visando aumentar o alcance operacional dos foguetes (que assim poderão alcançar mais alguns quilómetros) e manter o helicóptero o mais afastado possível da possível detecção e acção pela defesa anti-aérea inimiga.
Resultando em natural perda de precisão, o efeito da arma é, ainda assim, adequado quando se pretende, como é o caso, um efeito de supressão sobre zonas alargadas do terreno (posições defensivas, concentrações em posições provisórias de paragem de meios mecanizados, ou mesmo sobre manobra em curso). Desde manuais de treino das forças da antiga República Democrática Alemã (DDR), ao uso pelas Forças Russas em cenários de combate nos Teatros de Operações da Chechénia ou da Síria esta táctica está profusamente documentada.



O alcance máximo dos foguetes S-8 está referenciado em redor dos 4 km (cada um, na versão comum, com uma massa total de 11 kg, com uma ogiva de 3,6 kg contendo 1 kg de alto-explosivo), o que deixa o helicóptero facilmente ao alcance de sistemas de defesa anti-aérea tácticos portáteis (MANPAD) como sejam FIM-92 "Stinger" ou 9K38 "Igla" (SA-18 "Grouse") cujo alcance máximo está referenciado em redor dos 5 km. Uma salva de 2 "pods", compreendendo um total de 40 foguetes, consegue desta forma suprimir uma área em redor de 4 hectares com um "ratio" de aproximadamente 10 kg de alto-explosivo por hectare (com cerca de 25 kg de fragmentos projectados por hectare).
O Mil Mi-8 MSB-V corresponde a uma versão actualizada e melhorada pela Ucrânia da plataforma base original do helicóptero de origem russa Mi-8 ("Ми-8", designação NATO "Hip"). A versão "MSB-V" foi preparada pela ucraniana Motor Sich ("Мотор Січ"), sediada em Zaporizhzhia, está ao serviço desde 2016, sendo propulsionado por 2 motores TV3-117VMA-SBM1V Series 4E e equipado com novos aviónicos e novos sistemas de contra-medidas anti míssil.
Vídeo via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"