LINHA EXPLOSIVA DE REMOÇÃO DE MINAS


Ucrânia Março de 2023

Uma plataforma de remoção de minas, M58 MICLIC, com linha projectada por foguete, rebocada por uma viatura blindada 4x4 MRAP M1224 MaxxPro, ambas de fabrico norte-americano, ao serviço das Forças Armadas da Ucrânia no respectivo Teatro de Operações, em Março de 2023. A detonação da linha permite abrir um caminho de até 100 metros por 8 metros numa secção minada do terreno.
A plataforma M58 MICLIC ("Mine Clearing Line Charge", "Linha Explosiva de Remoção de Mians"), projecta uma linha preenchida com explosivos, com recurso a uma carga de foguete de 5 polegadas (122m) MK22 Mod 4. A linha tem 107 metros de comprimento e contém uma densidade de 2,25 kilos de alto-explosivo por cada 30 cm, ou seja, um total de cerca de 790 kg de explosivo.





A 15 de Setembro de 2022 o Departamento de Defesa dos Estados Unidos ("Department of Defense", DoD) anunciou o fornecimento desta plataforma como parte dos meios de remoção de minhas cedidos às Forças Armadas da Ucrânia - já referenciada por fontes abertas de informação no respectivo Teatro de Operações desde Novembro de 2022.
Vídeo via OSINT


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124