OPERAÇÕES ESPECIAIS DA GNR EM TREINO EUROPEU
Itália
2022Militares do Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da Guarda Nacional Republicana (GNR), de Portugal, em exercícios de tiro de precisão em movimento em contexto ribeirinho, no âmbito de uma "Sniper Workshop" da rede europeia ATLAS, em Itália em 2022, armados com Heckler & Koch HK MSG90, semiautomáticas de precisão, com carregador de 5 munições, em calibre 7.62×51mm NATO, equipadas com ópticas alemãs Schmidt & Bender 3-27x56 PM II ("Ultra Short"), com Aimpoint Micro (Red Dot Reflex) suecas, sobre a montagem dianteira, para uso a curta distância.
A designação MSG 90 usado pelo fabricante alemão Heckler & Koch, resulta das iniciais de "Militärisches Scharfschützengewehr" (literalmente, "Espingarda Militar de Sniper") e do ano do início da sua produção, 1990, como evolução da plataforma HK PSG1. O GIOE da GNR conta também, ao seu serviço desde 2019, com a evolução da HK MSG 90 para o modelo HK G-28 (E).
A rede "ATLAS" é uma associação composta por 38 unidades de operações especiais dos 27 estados membros da União Europeia a que se juntam unidades da Noruega, Islândia e Suíça (e, agora, Reino Unido). Esta associação foi estabelecida informalmente em 2001, como meio de cooperação no contexto pós 11 de Setembro entre entidades policiais europeias e foi formalizada em 2008 por decisão do Conselho Europeu - que a colocou associada ao "European Counter Terrorism Centre" (ECTC) no quartel-general da EUROPOL, em Haia. Portugal participa na rede "ATLAS Network" com o GOE (Grupo de Operações Especiais) da PSP e o GIOE (Grupo de Intervenção de Operações Especiais) da GNR.
Foto via GIOE GNR
Comentários