"CHITA" COM MARCAS DE VITÓRIA CONTRA DRONES E MÍSSEIS


Ucrânia
Abril de 2023

Exibindo 3 marcas de vitória denotadas pela silhueta do drone "kamikaze" Shahed-131/136 (Geran-1/2) e 2 marcas de vitória com a silhueta de mísseis de cruzeiro, um "Flugabwehrkanonenpanzer" ("Flakpanzer") Gepard, "Cheetah", de fabrico alemão, plataforma de defesa anti-aérea equipada com dois canhões automáticos de 35mm, Oerlikon GDF, com 320 munições cada, ao serviço das Forças Armadas da Ucrânia, em Abril de 2023, na Ucrânia. Além do seu uso primário como plataforma de defesa anti-aérea, esta plataforma foi usada pelas Forças Ucranianas contra alvos terrestres nas operações ofensivas na região administrativa de Kharkiv, no Nordeste do país.
O "Cheetah" ("Chita", o felino Acinonyx jubatus) tem um massa total de 45,7 toneladas, assente sobre um chassis do carro de combate Leopard, tendo entrando originalmente ao serviço em 1976 e sido sucessivamente modernizado antes da década de 2000. Guiado por dois radares (com 15 km de alcance) e sistema de medição de distância laser, tem um alcance de tiro de 4 km, com uma velocidade à saída do cano de 1 440 metros por segundo com uma cadência de tiro de 550 disparos por minuto por peça. Fazendo uso da variante de munições anti-carro, de que transporta 40 unidades no total, opta por um modo de disparo tiro-a-tiro, alternando entre cada uma das duas peças.





Em Julho de 2022, o governo Alemão forneceu 30 unidades do Flakpanzer Gepard à Ucrânia e prestou formação intensiva na Alemanha aos militares ucranianos para garantir a operação da plataforma. Posteriormente este total foi reforçado com a decisão de enviar mais 4 unidades e indicado o objectivo de fornecer, ao longo de 2023, até 300 000 munições e ainda mais 3 unidades do Flakpanzer Gepard.
Vídeo original via Exército da Ucrânia ("сухопутні війська зс україни"). Editado por "Espada & Escudo". Banda Sonora "Run Away" por João Quintela Martins | https://www.instagram.com/joaoquintelamartins/



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA