"CAIMÃO" FRANCÊS EM EXERCÍCIO ALPINO


Pico da Águia, Alpes, França
Novembro de 2021

Helicóptero NHIndustries NH90 "Caïman" afecto ao 1.º Regimento de Helicópteros de Combate ("1er Régiment d'Hélicoptères de Combat", 1er RHC) da Aviação Ligeira do Exército Francês ("Aviation Légère de l'Armée de Terre", ALAT) junto ao Pico da Águia (alt. 998m), Auvergne-Rhône-Alpes, Savoie, Valloire, nos Alpes, em França, no decurso do exercício "Cerces" promovido pela 27.ª Brigada de Infantaria de Montanha ("27ème Brigade d'Infanterie de Montagne") do Exército Francês, em Novembro de 2021.

O NH90 "Caïman" ("Caimão"), produzido pela NHIndustries, composta pela Airbus Helicopters, Leonardo (ex AgustaWestland) e Fokker Aerostructures, ao serviço desde 2007 e com 471 unidades construídas, é um helicóptero médio multi-propósito, com um peso máximo total à descolagem de 10,6 toneladas, com 3 tripulantes (2 pilotos e 1 especialista de carga ou de operação de sensores), podendo transportar até 20 militares equipados em posição sentada. Tem um comprimento de 16,13 metros, é propulsionado por 2 turbinas que lhe permitem uma velocidade máxima de 300 km/h com um alcance operacional de cerca de 1 000 km com um tecto de altitude máxima de 6 000 metros. Pode ser equipado com diferentes combinações de sensores e sistemas de armas.

As Forças Armadas francesas detêm um total de 65 helicópteros NH90 - repartidos entre 39 unidades NH90 versão TTH ("Tactical Transport Helicopter ") afectas ao seu Exército; e 26 unidades NH90 versão NFH ("NATO Frigate Helicopter") afectas à sua Marinha.

Foto por Sandra Chenu Godefroy

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"