SISTEMA PORTÁTIL DE SONAR E NAVEGAÇÃO SUBAQUÁTICA


Sesimbra, Portugal
19 a 24 de Março de 2023

Mergulhador, especialista de Inactivação de Engenhos Explosivos Submarinos, a operar um sistema portátil de sonar e navegação "SONADIVE", com ecrã de 12 polegadas, de alta-resolução, do fabricante francês RTSYS, em uso no decurso do exercício "DIVEX", em Sesimbra, de 19 a 24 de Março de 2023.

Este exercício, no âmbito do Grupo Tarefa da Força Marítima Europeia (EUROMARFOR, "European Maritime Force"), envolveu mergulhadores das Marinhas Portuguesa (Destacamento de Mergulhadores Sapadores n.º 3), Espanhola ("Unidad de Buceadores de Medidas Contra Minas", UBMCM) e Italiana ("Gruppo Operativo Subacquei", GOS). O NRP "D. Carlos I" (A522) esteve afecto ao exercício como meio naval de suporte às acções dos mergulhadores.

O "SONADIVE", sob certificação de baixo magnetismo de nível B do STANAG 2897, pode operar até a uma profundidade de 100 metros, consegue comunicar em ambiente submarino até 2 000 metros (ou até 5 000 metros em arquitectura de "relay"), e pode operar numa janela de até 6 horas. A sua componente de navegação e localização opera de forma integrada com antena flutuante de GPS. A componente de sonar é suportada por sensores Blue View M450-45 ou M900-2250-45 (intermutáveis). Tem um comprimento de 56 cm, uma largura de 37,2 cm e uma altura de 27 cm, com uma massa total de 20 kg.

Foto via Forças Armadas de Portugal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA