SUBMARINO NUCLEAR AMERICANO NO LITORAL DA ISLÂNDIA


Islândia
26 de Abril de 2023

O USS San Juan (SSN 751), submarino nuclear de ataque da classe Los Angeles das Marinha dos EUA, afecto à Força de Submarinos da Frota Atlântica dos Estados Unidos (COMSUBLANT), sob comando de (Cmdr.) Alan Mardegian, executou a 26 de Abril de 2023 um paragem programada no litoral da Islândia, para efeitos de logística e pessoal. Surge aqui acompanhado pelo Navio Patrulha Oceânico da Guarda Costeira da Islândia ICGV Þór ("Thor").

O governo da Islândia alterou para este efeito, e doravante, uma proibição existente que impedia a presença de meios nucleares nas suas águas territoriais, passando a permitir presenças de curta duração aos seus parceiros e aliados para efeitos de troca de tripulantes e reabastecimento (a alguns quilómetros da costa, sem entrarem em porto), conforme comunicado pela Ministra dos Negócios Estrangeiros da Islândia, Thórdís Kolbrún Reykfjörd Gylfadóttir, a 18 de Abril de 2023. Sendo agora permitido este acesso a meios dotados de propulsão nuclear, a restrição mantem-se, porém, à presença de armas nucleares.

O USS "San Juan" (SSN-751) é um submarino nuclear da classe "Los Angeles" ao serviço da Marinha dos Estados Unidos desde 6 de Agosto de 1988, sediado em Groton, no Connecticut. Deslocando 6 197 toneladas quando submerso, tem um comprimento de 110 metros, um boca de 10 metros e um calado de 9,4 metros. Com uma guarnição de 110 elementos estando armado com 4 tubos lança torpedos e 12 lançadores verticais (VLS), em duas filas paralelas de 2+4, à vante, transportando uma combinação de mísseis de cruzeiro UGM-109 "Tomahawk", mísseis anti-navio UGM-84 "Harpoon" e torpedos guiados Mk.48. Em 2010 recebeu no "Portsmouth Naval Shipyard" (PNSY), no Maine, uma revisão alargada bem como "upgrade" em em vários dos seus sistemas. A Marinha dos EUA possui actualmente 26 submarinos desta classe no activo.

O ICGV Þór ("Thor", um dos deuses da mitologia nórdica, associado ao trovão e ao raio), é um navio patrulha oceânico, ao serviço da Guarda Costeira da Islândia desde 2011, construído no Chile pela ASMAR nos estaleiros de Talcahuano, modelo UT 512L, com 93,8 metros de comprimento, 16 metros de boca e 5,8 metros de calado, deslocando 4 049 toneladas. Com uma guarnição de 48 elementos, consegue alcançar uma velocidade máxima de 19,5 nós, estando armado com uma peça Bofors de 40mm (à vante) e duas metralhadoras pesadas de calibre 12,7mm (.50). Possui convés de voo para um helicóptero. Conta com duas embarcações rápidas de resgate MOB ("Man Overboard Boat") que pode projectar de forma autónoma a partir de cada um dos seus bordos).

Foto via "U.S. Naval Forces Europe-Africa" (NAVEUR-NAVAF)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124