DISPARO DE MÍSSIL A PARTIR DO INTERIOR DE EDÍFICIO EM BAKHMUT


Bakhmut, Donetsk, Ucrânia
22 de Abril de 2023

Disparo de um míssil guiado anti-carro 9M133 "Kornet" ("Корнет", literalmente "Corneta", designação NATO AT-14 "Spriggan"), por parte de um operacional do Grupo Wagner ("Группа Вагнера"), ao serviço da Federação Russa, na zona urbana de Bakhmut, Donetsk, no Leste da Ucrânia, a 22 de Abril de 2023.

Trata-se um míssil guiado por laser, portátil, ao serviço das Forças Armadas Russas desde 1998, podendo ser usado para a destruição de fortificações, viaturas blindadas, carros de combate e helicópteros. Tem uma massa de 27 kg (29 kg compreendendo o tubo de lançamento), num total de 63,7 kg se incluído o sistema de controlo de tiro com visão térmica guiado por laser (1PN79-1 ) e o respectivo tripé (9P163-1). Tem um comprimento de 1,2 metros e um diâmetro de 152mm, com uma ogiva de alto-explosivo anti-tanque (HEAT) de 4,6 kg, com um alcance operacional de 5 500 metros.

O Grupo Wagner, fundado em 2014, em São Petersburgo, na Federação Russa, por Yevgeny Viktorovich Prigozhin ("Евгений Викторович Пригожин"), é um prestador de serviços para-militares, acumulando uma alargada experiência compreendendo acções no Donbas, na Síria, no Sudão, na República Centro Africana, na Líbia, na Venezuela, em Moçambique (Cabo Delgado) e no Mali.

Foto por Evgeny Biyatov | RIA Novosti ("РИА Новости") 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA