DISPARO DE MÍSSIL NA ZONA URBANA DE BAKHMUT


Bakhmut, Donetsk, Ucrânia
9 de Abril de 2023

Disparo de um míssil guiado anti-carro 9M111 "Fagot", designação NATO AT-4 "Spigot", por parte de um operacional do Grupo Wagner ("Группа Вагнера"), ao serviço da Federação Russa, na zona urbana de Bakhmut, Donetsk, no Leste da Ucrânia, a 9 de Abril de 2023.

Desenvolvido pela Tula KBP na década de 1960, e com a versão original ao serviço desde 1970, o 9M111 "Fagot" ("Фагот"; "Fagote", instrumento musical), é um míssil guiado anti-carro, com um alcance máximo de 2 000 metros, com uma velocidade de 186 m/s (670 km/h), dotado de uma ogiva de alto-explosivo anti-carro (HEAT) de 1,7 kg. É guiado por fio, com apoio de mira óptica com ampliação de 10x, com o operador a ajustar a trajectória tendo por referência um sinalizador luminoso de infra-vermelho da retaguarda do míssil. Versões mais actualizadas da plataforma, da década de 1990, compreendem já sistema de visão térmica. A plataforma 9P135 tem um peso total de 22,5 kgs (correspondendo o míssil, no respectivo tubo, a 13 kg). O sistema integrado de plataforma e míssil é designado por 9KM111.

O Grupo Wagner, fundado em 2014, em São Petersburgo, na Federação Russa, por Yevgeny Viktorovich Prigozhin ("Евгений Викторович Пригожин"), é um prestador de serviços para-militares, acumulando uma alargada experiência compreendendo acções no Donbas, na Síria, no Sudão, na República Centro Africana, na Líbia, na Venezuela, em Moçambique (Cabo Delgado) e no Mali.

Foto por Evgeny Biyatov | Agência Sputnik

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124