CANADIANOS TREINAM COM BLINDADOS DE ENGENHARIA DE COMBATE


Wainwright, Alberta, Canadá
25 de Abril de 2023

Uma conjunto de 3 blindados de engenharia "Badger 2" (WiSENT 2 AEV), assentes no "chassis" do Leopard 2, afectos ao 17.º Esquadrão de Engenharia Blindada no 1.º Regimento de Engenharia de Combate (1CER) da 3.ª Divisão do Exército Canadiano, no centro de treino de Wainwright, Alberta, no Oeste do Canadá, a 25 de Abril de 2023

Designado pela forças canadianas como AEV 2 ("Armored Engineer Vehicle 2"), e alcunhado de "Badger 2", trata-se de um blindado especializado, de 69,5 toneladas, com uma velocidade máxima de 60 km/h, produzidos a partir de 2012 pela alemã Flensburger Fahrzeugbau Gesellschaft (FFG) mbH, a partir da sua subsidiária canadiana em Bathurst, New Brunswick, tendo por base carros de combate Leopard 2A4s adquiridos em segunda mão à Holanda. O fabricante FFG designa estes blindados por WiSENT 2 AEV. O Canadá possui 18 unidades Leo 2 AEV, tendo as primeiras 6 unidades sido entregues em finais de 2017.

Destinado à remoção de obstáculos ou de destroços, à abertura de valas, e ao apoio à remoção de minas, o WiSENT 2 AEV está equipado com um pá frontal de 3,5 metros de largo (que pode apoiar à remoção de entulho e à nivelação do terreno), com um braço dotado de pá escavadora (com capacidade de levantar até 4 toneladas e de deslocar até 300 metros cúbicos por hora) e de acessórios hidráulicos para manipulação de objectos e destroços. Consegue rebocar uma outra viatura até 40 toneladas. No interior do "chassis" transporta material de soldadura, de corte e de reparação. O "Badger 2" está equipado com sensores electro-ópticos que permitem a sua operação nocturna e em todas as condições atmosféricas, está armado com uma metralhadora C6 (FN MAG) em calibre 7,62x51mm num posto de operação remota, e com lançador múltiplo de granadas de fumo de 76mm.

Foto por Cabo Djalma Vuong-De Ramos | Forças Armadas do Canadá

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"