FUZILEIROS E LANCHAS EM ACÇÃO RIBEIRINHA NA GUINÉ


Província Ultramarina da Guiné, Portugal
1966-1968

Operações integradas, em contexto de combate, de lanchas de desembarque (pequenas, médias e grandes), lancha grande de fiscalização e o Destacamento de Fuzileiros Especiais N.º 7 (DFE7) da Marinha Portuguesa, no Teatro de Operações da Província Ultramarina da Guiné, Portugal, em 1966-1968.
O filme apresenta lanchas da classe LDP 300 (lanchas de desembarque pequenas, LDP); da classe LDM 200 e 300(lanchas de desembarque médias, LDM), com peça Oerlikon de 20 mm; lancha da classe "Alfange" (lancha de desembarque grande, LDG). Podemos ainda observar o NRP "Hidra", com o número de amura P376, uma lancha de fiscalização grande da classe "Argos", que transporta a força de fuzileiros até a uma lancha de desembarque grande onde um Primeiro-tenente, com recurso a mapa desenhado a giz sobre ardósia, procede ao "briefing" aos militares sobre a zona alargada de 42 km2, na margem do rio, onde a sua operação contra o inimigo irá ter lugar. No final do filme podemos ainda observar, em voo de muito baixa altitude sobre o rio, um T-6 Harvard da Força Aérea Portuguesa, em apoio ao comboio de lanchas da Marinha.



Podemos ainda observar, a equipar os fuzileiros, além da espingarda G3, em calibre 7,62×51mm NATO, o lança granadas foguete de 89 mm / 3½ polegadas (vulgo "Bazooka"), m/952 (M20A1B1), de fabrico norte-americano, bem como as respectivas munições transportadas por alguns militares.
O filme documenta, em planos próximos, o NRP Montante, número de amura LDG 104, uma lancha de desembarque grande da classe "Alfange", que desloca 480 toneladas (uma capacidade de carga de 270 toneladas), com 57 metros de comprimento e 11,8 metros de boca, armada com 2 peças de 20mm. Este mesmo NRP Montante viria a participar, a 22 de Novembro de 1970, na Operação "Mar Verde" sobre a Guiné Conacri.
Filme via Arquivo Histórico do Centro de Audiovisuais do Exército | Divisão de Fotografia e Cinema

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA