"ROYAL MARINES" EM "HERCULES" RUMO AO SUDÃO


Akrotiri, Chipre
25 de Abril de 2023

Preparativos finais e partida a bordo de um C-130 J-30 "Hercules" (C.4 ZH 871) da "Royal Air Force", RAF (Força Aérea do Reino Unido) de uma força de comandos da "40 Commando Brigade" dos "Royal Marines", desde a Base Aérea da RAF em Akrotiri, Chipre, no Mediterrâneo, a 25 de Abril de 2023, rumo à capital do Sudão, a cerca de 2 200 km a Sul (3 horas de meia de voo), para apoio à operação de evacuação de civis e pessoal diplomático em curso.
A 15 de Abril de 2023, as "Rapid Support Forces" (com origens nas mílicias Janjaweed da Guerra do Darfur), lideradas por Mohamed Hamdan Dagalo, e as Forças Armadas do Sudão envolveram-se em graves confrontos - com ataques em vários pontos do País e, na capital Khartoum ("الخرطوم"), ao aeroporto internacional e ao palácio presidencial - mergulhando o país, e a capital em particular, em situação de guerra.
A "Royal Air Force" opera em Chipre a partir da sua Base Aérea de Akrotiti, no Sul da ilha, geo-referenciação 34.590556, 32.987778 , https://goo.gl/maps/qrcPnyi5Q7CLvhB6A . Trata-se de uma "Permanent Joint Operating Base" que presta apoio às actividades estratégicas das Forças Armadas do Reino Unido no Mediterrâneo e no Médio Oriente, bem como às autoridades da República de Chipre em matérias policiais e de protecção civil.




O C-130J "Super Hercules" corresponde a um "upgrade" em relação ao modelo C-130, com novos motores (Rolls-Royce AE 2100 D3 com hélices Dowty R391), novos sistemas e nova instrumentação (“Heads-Up Display”, HUD, para cada piloto, conjunto alargado de plataformas digitais, etc). O "Super Hércules" apresenta ganhos substanciais de alcance operacional, velocidade máxima e distância mínima para descolar. A variante J-30 corresponde ao alongamento da fuselagem em mais cerca de 43,5 metros (15 pés), aumentando a área de transporte disponível para as suas operações. Tem um alcance operacional de cerca de 3 300 km com uma velocidade de cruzeiro de 644 km/h e um tecto de altitude máxima de 8 500 metros. A "Royal Air Force" possui actualmente 13 unidades do C-130 J-30.
Vídeo por Sargento Paul Oldfield (RAF) | Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK | Crown)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA