MARINHA DO IRÃO ABORDA E CONFISCA PETROLEIRO EM ORMUZ
Estreito de Ormuz
27 de Abril de 2023
Fuzileiros da Marinha da República Islâmica do Irão ("نیروی دریایی ارتش جمهوری اسلامی ایران") descem em manobra táctica de "fast rope" a partir de um helicóptero Sikorsky ASH-3D Sea King (306), da respectiva Aviação Naval, para o petroleiro "Advantage Sweet" (IMO 9587192), em águas internacionais junto ao Estreito de Ormuz, a cerca de 40 milhas a leste de Fujairah ("الفجيرة"), Emirados Árabes Unidos, a 27 de Abril de 2023, pelas 13h15 locais. A acção levou ao confiscar do petroleiro e à condução do mesmo para território do Irão, sob acusação de que terá estado envolvido numa colisão nocturna (seguida de fuga) com um navio mercante iraniano, da qual terão resultado feridos e a queda ao mar de alguns dos seus tripulantes.
O "Advantage Sweet" (IMO 9587192, MMSI: 538010184) foi construído em 2012, tem um comprimento de 274 metros e uma boca de 48 metros, deslocando 159 058 toneladas. De propriedade chinesa (Shanghai Pudong Development Bank), com pavilhão das Ilhas Marshall, gerido por uma empresa turca (Genel Denizcilik Nakliyati) para a empresa suíça Advantage Tankers, com um tripulação composta por 24 cidadãos indianos, o navio partiu do Kuwait (KW MIS) rumo a Houston, no Texas (US HOU), EUA. Este petroleiro, de arquitectura de construção "Suezmax", transporta crude - fretado pela companhia norte-americana Chevron.
No vídeo temos as declarações prestadas pelo Vice-Almirante Mostafa Taj Aldini ("مصطفی تاج الدینی"), comandante do 43.º Grupo Naval da Marinha do Irão, geo-referenciando o local da operação (entretanto validado por fontes abertas de informação, face ao "transponder" do navio e ao registo de comunicações, via rádio, emitido pelo mesmo aquando da abordagem pelos fuzileiros iranianos). O mesmo responsável militar iraniano indica aqui que apesar dos contactos que terão sido feitos com o petroleiro, o mesmo não interrompeu a sua navegação tendo assim sido desencadeada esta abordagem.
Há cerca de 11 meses, em Maio de 2022, o Irão confiscou, sob acusação de violação de direitos no Golfo Pérsico, dois petroleiros gregos (o Prudent Warrior de 150 000 toneladas e o Delta Poseidon de 157 280 toneladas) que seriam libertados em Novembro de 2022. Os mesmos foram interceptados com recurso a vedetas rápidas e helicópteros, em águas internacionais, e conduzidos para território do Irão.
Vídeo via TW | IRNA ("Islamic Republic News Agency", "خبرگزاری جمهوری اسلامی")
Comentários