TREINO EM PERÍODO DE REGENERAÇÃO NA RCA


República Centro-Africana (RCA)
Agosto de 2022

Treino de tiro táctico, após exercício de procedimentos de trauma pré-hospitalar em cenários tácticos (“Tatical Combat Casualty Care”, TCCC), de militares das Forças Armadas Portuguesas da 11ª Força Nacional Destacada na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), em Agosto de 2022.

O militar na foto simula, junto a uma viatura 4x4 URO VAMTAC ST5 BN3, a prática de tiro em contingência após a aplicação de ligadura (com recurso a uma OLAES® "MODULAR BANDAGE" de 4 polegadas de largo com 3 metros de comprido, da Tac Med Solutions, EUA) sobre um ferimento, simulado, na sua mão esquerda. O militar português está armado com espingarda automática FN SCAR-L, em cal. 5,56x45mm NATO, equipada com mira óptica Aimpoint® CompM4 e com "fore grip".

Este treino insere-se num período de regeneração de prontidão, após 34 dias de operações no Sector Este do Teatro de Operações da RCA, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/08/projeccao-de-forcas-na-rca.html  , tendo regressado a 13 Agosto de 2022 a Camp M’Poko em Bangui. Além de componentes específicas de treino (algumas visando melhorar e evoluir face a situações enfrentadas no terreno), este período compreende a manutenção de viaturas e equipamentos.

Entre os dias 5 e 14 de Setembro de 2022, esta Força foi alvo de verificações formais de prontidão realizadas pelo Comando da Missão: “Inspecção de Prontidão Operacional” ("Operational Readiness Inspection", ORI), semestral, e a “Avaliação de Prontidão Operacional” ("Operational Readiness Acessment", ORA).

Estes militares estão enquadrados na 11ª Força Nacional Destacada (11FND/RCA), constituída como uma Força de Reacção Rápida da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da RCA (MINUSCA, "Mission multidimensionnelle intégrée des Nations unies pour la stabilisation en Centrafrique"), comandada pelo Tenente-Coronel de Infantaria Paraquedista Hélder Jorge Prata Pinto, sendo composta por um total de 185 operacionais (na sua maioria do 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, 2BIPára) e por 3 especialistas da Força Aérea Portuguesa (Equipa de Controlo Aéreo Táctico, JTAC). A 11FND/RCA está neste Teatro de Operações desde 16 de Maio de 2022.

Foto via Forças Armadas de Portugal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124