HOLANDA TESTA "DRONES" TERRESTRES ARMADOS NA LITUÂNIA


Lituânia
12 de Setembro de 2022

Ensaios operacionais por parte do Exército da Holanda, na Lituânia, com 4 unidades da plataforma de viatura terrestre não tripulada, armada, THeMIS, em 12 de Setembro de 2022. Este equipamento foi operado por um destacamento de 17 militares do 42.º Batalhão de Caçadores de Limburgse ("42e Bataljon Limburgse Jagers") da 13.ª Brigada Ligeira ("13 Lichte Brigade") do Exército Holandês (com a alcunha de "Rinocerontes"), sob comando do Tenente-Coronel Sjoerd Mevissen, responsável pelos Sistemas Autonómos e de Robótica ("Robotica en Autonome Systemen", RAS).

A viatura THeMIS ("Tracked Hybrid Modular Infantry System"), desenhada e produzida pela empresa estoniana Milrem Robotics, fundada em 2013, tem um desenho modular, de arquitectura aberta e capaz de ser afecta a diferentes missões de âmbito logístico, combate, evacução médica, ou ainda de reconhecimento e recolha de informações. A plataforma base tem um peso de 1 630 kg com uma capacidade de carga de 750 kg. Tem um comprimento de 2,4 metros, uma largura de 2 metros e uma altura de 1,15 metros. Com propulsão híbrida, diesel e electrica, consegue alcançar uma velocidade máxima de 20 km/h. Em modo híbrido tem uma janela de operação de 15 horas, em modo eléctrico de 1,5 horas. Está equipada com cameras HDR ("High Dynamic Range"), dotadas de suporte infra-vermelho (MIL-STD-810G) e térmico.

Na variante armada pode ser equipada com diferentes plataformas compreendendo metralhadoras pesadas, lança-mísseis guiados anti-carro, munições de controlo remoto, etc. A variante aqui documentada está equipada com uma metralhadora pesada FN Herstal M2HB-QCB Mk2 em calibre .50.

Esta plataforma, em diferentes variantes, está actualmente ao serviço de 16 países, 8 dos quais membros da NATO (Estónia, França, Alemanha, Holanda, Noruega, Reino-Unido e Estados Unidos da América), e esteve já em uso operacional efectivo no Teatro de Operações do Mali no âmbito da Operação "Barkhane".

A Holanda mantém, desde Fevereiro de 2017, uma presença na Lituânia de cerca de 250 efectivos afectos ao "NATO enhanced Forward Presence Battle Group Lithuania". Ainda que a geografia destes ensaios coincida, os mesmos decorrem em âmbito bilateral e não em âmbito NATO.

Foto via Ministério da Defesa da Holanda ("Ministerie van Defensie") 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA