"SUPERFÍCIE E SUBMERSO"


Suécia
2019

O "Carrier Seal", desenhado e construído pela James Fisher Defence (JFD), é uma embarcação táctica de mergulho ("Tactical Diving Vehicle", TDV) capaz de operar em modo submerso, semi-submerso e à superfície, destinada particularmente à infiltração e exfiltração de até 8 (2+6) mergulhadores de operações especiais. O vídeo, de 2019, documenta uma das unidades produzida na fábrica da JFD em Vaxholm, nos arredores de Estocolmo, na Suécia em operação nesta mesma geografia. As Forças de Operações Especiais da Suécia, através dos seus especialistas de mergulho de assalto ("Attackdykarna") e de operações subaquáticas ("Röjdykare") do respectivo Batalhão Anfíbio ("Amfibiebataljonen") são um dos actuais operadores deste equipamento.
Tem um comprimento de 10,45 metros, uma boca de 2,23 metros, um calado de 0,5 metros, um peso de 4 toneladas (com um "payload" de 1 tonelada, compreendendo mergulhadores), está equipada com um motor diesel VM Motori, MR706LX, de 350 hp e com um "pack" de baterias LiPo de 2x20kWh (podendo ser equipada com outro conjunto adicional), que alimentam 2 propulsores "water jet" Rolls Royce FF 270. Pode permanecer em "standby", submerso, até 6 dias, permitindo, por exemplo, um desfasamento alargado entre a infiltração e a exfiltração. Tem uma velocidade de cruzeiro à superfície de 25 nós e de 4 nós quando submerso.





Com um alcance operacional de 150 milhas náuticas (cerca de 280 km), ou até ao dobro de tal alcance com depósito adicional de combustível, pode ser colocada no Teatro de Operações, equipada com o "Air Delivery System", a partir de um lançamento de avião ou helicóptero, a partir de um navio ou por via autónoma a partir do porto. Pode prosseguir até ao seu objectivo, combinando o modo de navegação de superfície com o semi-submerso e com o submerso. Neste último pode alcançar os 30 a 50 metros e pode percorrer até 15 milhas naúticas (cerca de 28 km). Está equipada com um mastro electro-óptico (dotado de camara com imagem térmica, antena de GPS e luzes de navegação), e com sistemas sofisticados de navegação, orientação e detecção. Podendo ser equipado com sistemas de armamento, veículos de operação remota e outros.
O "Carrier Seal" pode, além das atribuições de infiltração e exfiltração, comportar-se como um meio de patrulha ou de assalto, como plataforma de luta anti-minas, como unidade de comando de "drones", ou como base de apoio submersa para operações de mergulho (reabastecimento e comando).
Vídeo por James Fisher Defence (JFD)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124