"DRONE" ATACA "METEORITO"


Ucrânia
18 de Outubro de 2022

Uma viatura blindada especializada em limpeza de campos minados, o UR-77 "Meteorite" ("УР-77", "Метеорит"), ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa, abandonada, é destruída por acção de uma carga explosiva largada a partir de um "drone" controlado por operacionais da 79.ª Brigada de Assalto Aerotransportado das Forças Armadas da Ucrânia, a 18 de Outubro de 2022, na Ucrânia. A intensidade da explosão decorre das cargas UZP-77 usadas por esta viatura, que pode armazenar até 2 unidades, cada uma delas composta por 725 kg de alto-explosivo PVV-7 (um total possível de 1 450 kg).




A viatura blindada UR-77 "Meteorite" (também conhecida por "Dragão Gorynych" ou simplesmente "Dragão"), assente num chassis 2S1 Gvozdika / MT-Lbu, está equipada com um lançador que, com um alcance de 90 metros, dispara uma carga explosiva com dois segmentos condutores - que permitem, pela propagação e vibração da explosão, criar toda uma onda de choque que irá destruir as minas ou engenhos explosivos improvisados em tal ponto e em tal faixa (ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/01/meteorito-engenharia-de-combate-russa.html ).

O "Meteorite" é também usado de forma ofensiva em cenários de guerra urbana. Está documentado o seu uso no Teatro de Operações da Ucrânia e, historicamente, na primeira e segunda guerras da Chechénia, na Guerra do Donbas, na Segunda Batalha do Aeroporto de Donetsk e na intervenção na Guerra Civil na Síria.
Vídeo via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA