"GAGO COUTINHO" EM EXERCÍCIO MULTINACIONAL


Costa Portuguesa
26 de Junho de 2019

O NRP Almirante Gago Coutinho (A523), navio hidrográfico da classe D. Carlos I da Marinha Portuguesa, envolvido no exercício naval e anfíbio CONTEX-PHIBEX, a 26 de Junho de 2019, junto à costa Portuguesa. A bombordo podemos observar um helicóptero Westland Lynx Mk95 e a estibordo uma embarcação semi-rígida.

Adquirido aos EUA, então USNS "Assurance", com o número de amura 5, parte da respectiva classe Stalwart de navios de vigilância oceanográfica, e após um período de serviço nos EUA de 1985 a 1995, chegou a Portugal em 1999. Em Maio de 2007 foi terminado o seu processo de instalação de equipamentos e de conversão num navio hidrográfico. O NRP Almirante Gago Coutinho (A523) desloca 2 285 toneladas, com um comprimento de 68,3 metros, uma boca de 13,1 metros e um calado máximo de 5,6 metros. Tem uma velocidade máxima de 10 nós. A sua guarnição é composta por 6 oficiais, 7 sargentos e 21 praças.

Está equipado com sistemas sondadores multifeixe, com perfilador acústico de correntes, perfilador de sedimentos e perfiladores de velocidade de propagação do som na água. Executa missões de levantamento hidrográfico até aos 11 000 metros de profundidade. Participou activamente no observatório submarino do canhão da Nazaré e no suporte aos trabalhos de extensão da plataforma continental.

A edição de 2019 do exercício bienal multinacional CONTEX-PHIBEX decorreu, sob organização da Marinha Portuguesa, entre os dias 19 e 28 de Junho de 2019, tendo contado com a participação de 1 700 militares, compreendendo operacionais da Marinha e da Força Aérea Portuguesa e das Marinhas de Espanha, França, Itália e Estados Unidos da América. Contemplou o disparo de mísseis, a operação de veículos autónomos e a realização desembarques anfíbios.

Foto por José Godinho

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124