"OGASSA" EM EXERCÍCIO NATO


Tróia, Portugal 25 de Setembro de 2022

Aeronave não tripulada Ogassa OGS 42, de descolagem convencional, do fabricante português UAVison, ao serviço das Forças Armadas Portuguesas, em operação no decurso do exercício NATO "Dynamic Messenger", em Tróia, Portugal, a 25 de Setembro de 2022
O OGS42 tem um comprimento de 2,5 metros, uma envergadura de 4,2 metros e uma altura de 1,1 metros. Tem um alcance de comunicações primárias de 100 km com uma janela de operação até 10 horas. Tem uma velocidade máxima de 130 km/h (em cruzeiro de 95 km/h) com uma tecto máximo de serviço a uma altitude de aproximadamente 2 400 metros. Tem um peso máximo à descolagem de 38 kgs, compreendendo um "payload" de até 5 kg. Está vocacionado para acções de patrulha fronteiriça, vigilância costeira e marítima e tarefas de monitorização e detecção remota. Alem dos sensores eletro-ópticos está equipada com um sensor AIS ("Automated Identification System") para identificação de meios navais de superfície.
A 8 de Outubro de 2022 uma versão de autonomia alargada do OGS 42 procedeu a uma viagem de 8 horas e 25 minutos, ao longo de 940 km, interligando Beja ao Porto-Santo, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/10/drone-de-beja-ao-porto-santo.html .
A edição de 2022 do exercício "Dynamic Messenger" da NATO iniciou-se a 23 de Setembro e decorreu até 30 de Setembro de 2022, sob a égide NATO "Allied Command Transformation" / "Joint Force Development Operational Experimentation". Tendo decorrido em Portugal, o "Dynamic Messenger" foi especialmente orientado para a operação e integração de meios não tripulados. Trata-se, aliás, do primeiro exercício operacional da NATO dedicado à integração destes equipamentos no domínio marítimo, tendo contando aqui com a participação de 18 navios, 48 equipamentos não tripulados, com mais de 1 500 operacionais em representação de 16 países membros da NATO. Estes recursos estiveram envolvidos em cenários de luta anti-minas, segurança portuária, luta anti-submarina e endereçamento de ameaças assimétricas (terrorismo, entre outras).
Foto por Fran S. Dzioba | via Comando Aliado Marítimo da NATO (MARCOM)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA