EXERCÍCIO DE ALTA MOBILIDADE DE PLATAFORMA LANÇA FOGUETES
Liepāja, Letónia 27 de Setembro de 2022
Forças do Exército dos Estados Unidos ("U. S. Army"), sob a égide do exercício "Silver Arrow" da NATO, executaram, a 27 de Setembro de 2022, uma projecção de uma plataforma lançadora de foguetes múltiplo M142 HIMARS, transportada num primeiro momento a partir da Alemanha, por um Lockheed-Martin MC-130J Command II da "352nd Special Operations Wing" da Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force"), matrícula 6205/86205, a operar a partir da base RAF Mildenhall, no Reino-Unido, para a pista de Liepāja, na Lituânia, e depois, por via autónoma, e escoltado por forças da Guarda Nacional da Lituânia, o M142 HIMARS deslocou-se até ao ponto, junto à costa, onde procedeu a fogo real sobre alvos de treino ao largo, no Mar Báltico. Esta plataforma M142 HIMARS está afecta ao 3.º Batalhão do 321.º Regimento de Artilharia de Campanha da 1.ª Divisão de Infantaria do "U.S. Army".
Este exercício, a par de outro congénere, na pista de Spilve, no dia anterior, 26 de Setembro de 2022, demonstrou a capacidade do Comando de Operações Especiais dos EUA na Europa ("US Special Operations Command Europe", US SOCEUR) conseguir rapidamente projectar uma plataforma de fogo a partir de uma base distante, com meios aéreos, e de, acto contínuo, a colocar de forma expedita em operação disparando contra alvos no Teatro de Operações.
O M142 HIMARS ("High Mobility Artillery Rocket System", "Sistema de Foguetes de Artilharia de Alta Mobilidade"), fabricado pela Lockheed Martin (EUA), ao serviço desde 2012, assente sobre um chassis 6x6, tem uma massa total de 16 250 kg, um comprimento de 7 metros, uma largura de 2,3 metros e uma altura de 3,2 metros, sendo tripulado por 3 elementos. Tem uma velocidade máxima de 85 km/h e um alcance operacional de 480 km. Equipado com 6 lança foguetes de 227 mm, M30/M31, consegue projectar os mesmos com um alcance máximo de 84 km. Cada foguete está equipado com uma ogiva de alto explosivo de 90 Kg. Tratam-se de munições de arquitectura GMLRS ("Guided Multiple Launch Rocket System", "Sistema de Lançamento Múltiplo de Foguetes Guiados"), em que o seu sistema de navegação por inércia tem o apoio de navegação por satélite (GPS) por forma a garantir uma precisão num intervalo abaixo de 10 metros.
O exercício anual "Silver Arrow", que decorreu na Letónia, de 19 a 30 de Setembro de 2022, contou com a participação de 4 200 operacionais de 17 países (Albânia, Canadá, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Letónia, Montenegro, Macedónia do Norte, Polónia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Reino-Unido e Estados Unidos).
Foto por Ēriks Kukutis | Ministério da Defesa da Letónia
Comentários