"SWORDFISH" RESTAURADO E OPERACIONAL


Yeovilton, Ilchester, Reino-Unido
16 de Outubro de 2022

Uma aeronave Fairey Swordfish Mk1, matrícula W5856, na Base da "Royal Navy" de Yeovilton, em Ilchester, a cerca de 50 km a Sul de Bristol, no Reino Unido, a 16 de Outubro de 2022.

Este "Swordfish", parte da "Core Collection" do "Navy Wings" (detido pela organização sem fins lucrativos "Fly Navy Heritage Trust"), está restaurado e em condições de voo, sendo o exemplar mais antigo desta aeronave a ter sobrevivido até aos nossos dias.

Construída pela Blackburn Aircraft em Sherburn-in-Elmet esta aeronave foi entregue à 82 MU ("Maintenance Unit") em Lichfield em 20 de Outubro de 1941 de onde viria a seguir para Gibraltar onde esteve ao serviço, durante 1 ano, afecta à Frota do Mediterrâneo da "Royal Navy" do Reino-Unido. Viria a prestar serviço, a partir de 1944, na Marinha do Canadá e, posteriormente, seria afecta a âmbito civil.

Em 1990 a aeronave foi adquirida pela British Aerospace e iniciou-se o seu restauro. Em Maio de 1993 é testado com sucesso em voo e entregue à "Royal Navy Historic Flight". Em 2003 a sua capacidade de voo é colocada em risco por corrosão na estrutura das suas asas, e, com o apoio da BAE Systems, é alvo de nova operação de restauro. Com o apoio da "Peter Harrison Heritage Foundation", a aeronave retoma operação em 2015.

Este "Swordfish" apresenta agora, e desde 2015, a pintura usada pelo 820.º Esquadrão de Aviação Naval, aquando do ataque ao navio alemão "Bismark" conduzido por 16 destas aeronaves, a operarem a partir do porta-aviões HMS "Ark Royal". Um deles conseguiu atingir o navio da "Kriegsmarine" com um torpedo que danificou o respectivo leme, contribuíndo de forma decisiva para o sucesso das acções dos navios da "Royal Navy" que levariam ao afundamento daquele navio alemão.

Os "Swordfish" foram a aeronave aliada que mais tonelagem de navios inimigos afundou no decurso da 2.ª Guerra Mundial, tendo a seu crédito o afundamento de 21 submarinos, a maioria dos quais aquando das missões de escolta atribuídas a esta aeronave na protecção aos comboios navais no Ártico, transportando importantes abastecimentos e equipamento militar rumo ao Norte da Rússia.

O Fairey "Swordfish" opera com uma tripulação de 3 elementos (piloto, observador, operador de rádio/artilheiro), tem um comprimento de 10,87 metros, uma envergadura de asa de 13,87 metros com um peso bruto de 3,4 toneladas. Propulsionado por um motor Bristol Pegasus IIIM.3, de 9 cilindros, com 690 hp, consegue uma velocidade máxima de 230 km/h com um alcance operacional de 840 km (transportando 1 torpedo).

Como armamento dispõe de uma metralhadora fixa, Vickers, de calibre .303, de disparo frontal e uma outra na rectaguarda de operação pelo artilheiro. Equipa ainda 1 torpedo de 760 kg, ou variante de mina ou bombas.

Foto por Colin Shepherd

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