BOMBAS GUIADAS EM EXERCÍCIOS DO IRÃO
Irão
Dezembro de 2021
Seis aeronaves Sukhoi Su-22, da Força Aeroespacial do Corpo da Guarda da Revolução Islâmica ("نیروی هوافضای سپاه پاسداران انقلاب اسلامی") do Irão, em finais de Dezembro de 2021, nos exercícios "Grande Profeta 17", lançam bombas planadoras de precisão Yasin ("ياسين,"), na região Sul do País, junto ao Golfo Pérsico e ao Estreito de Ormuz.
Estas aeronaves, supersónicas e com asas de geometria variável, fazem parte do conjunto de dez unidades dos Su-22 do Irão que receberam, em 2018, um programa de actualização e melhorias, que lhes permitem assim operar bombas e mísseis guiados (incluindo mísseis de cruzeiro) e receber dados da operação de aeronaves não tripuladas. Estas aeronaves fazem parte de um conjunto de 40 unidades recebidas originalmente em 1991 do Iraque (que as pretendia salvaguardar, deslocando-as para o Irão, face à Operação "Desert Storm").
As bombas Yasin ("ياسين,"), com uma massa de aproximadamente 300 kg, estão equipadas com uma ogiva explosiva de 225 kg, contam com sistema de navegação por inércia e por satélite, e terão um alcance, graças às suas asas e decorrente capacidade de planarem, acima dos 50 km.
Vídeo via IMA Media (Irão) | "ایما مدیا"
Comentários