EXERCÍCIO DE ARMAS-COMBINADAS NO NORTE DA AUSTRÁLIA
Mount Bundey, Austrália
27 de Agosto de 2022Militares do Corpo de Fuzileiros dos EUA (USMC), afectos à "Marine Rotational Force-Darwin" (MRF-D) a participar no exercício "Predators Run", a 27 de Agosto de 2022, no Campo de Treino de Mount Bundey, a 115 km a Este da capital Darwin, na Austrália. Em plano mais afastado está uma viatura blindada M113 AS4 do Exército Australiano.
O fuzileiro em segundo plano está armado com uma metralhadora M240B instalada sobre bipé, calibre 7.62×51mm NATO, equipada com mira óptica Trijicon 6x48 ACOG, com uma Trijicon 1x42 Reflex (RX30/RX34) instalada na parte superior, sobre o rail Picatinny da mira principal, para uso em combate de curta distância.
O fuzileiro em primeiro plano está armado com uma M27 IAR ("Infantry Automatic Rifle"), assente na plataforma HK416 da Heckler & Koch, uma espingarda automática em calibre 5.56×45mm NATO, ao serviço dos USMC desde 2010, com mais de 14 000 unidades produzidas, e que veio substituir a M16/M4. A M27 na foto está equipada com uma mira óptica Trijicon 1-8x28 VCOG ("Variable Combat Optical Gunsight").
A peça com terminação de cor amarela que podemos observar na extremidade do cano da M27 IAR corresponde a um adaptador para tiro com munições de salva ("Blank-Firing Attachment", BFA), visando garantir a pressão no interior do cano (reduzida pela ausência de projéctil na munição de salva) e assim assegurar o correcto funcionar do ciclo de tiro da arma; e funcionando ainda como protecção de segurança para possível projecção de fragmentos. Na M240B está também colocado um adaptador congénere.
O exercício "Predators Run", que terminou a 5 de Setembro de 2022, decorreu no "Northern Territory" da Austrália, em Mount Bundey, num âmbito de cenários de armas-combinadas, envolvendo mais de 2 400 militares dos Estados Unidos, da Malásia, das Filipinas e da Austrália. Militares de Timor-Leste e do Japão participaram como observadores.
Foto por Cabo Dustin Anderson | Forças Armadas da Austrália
Comentários