OPERAÇÕES ESPECIAIS ESPANHOLAS TREINAM RUMO AO IRAQUE
Chincilla, Albacete, Espanha
16 de Outubro de 2022Operacionais e viaturas afectos ao Comando de Operações Especiais ("Mando de Operaciones Especiales", MOE) do Exército de Espanha ("Ejército de Tierra") em exercícios no CENAD ("Centro Nacional de Adiestramiento", "Centro Nacional de Instruçao") de Chincilla, em Albacete na comunidade-autónoma de Castilla-La Mancha em Espanha, a 16 de Outubro de 2022.
Afectos ao 19.º Grupo de Operações Especiais "Caballero Legionario Maderal Oleaga", GOE XIX, ex-unidade de Operações Especiais da Legião Espanhola ("Bandera de Operaciones Especiales de la Legión", BOEL), este militares estão aqui, em primeiro plano, à direita, com uma viatura táctica VAMTAC ST-5, armada com uma metralhadora MG 3 em calibre 7.62×51mm NATO; e, em segundo plano, à esquerda, com uma viatura VAMTAC ST-5 VMOE, armada com uma metralhadora pesada M2 HB em calibre 12,7mm.
As viaturas tácticas 4x4 URO VAMTAC ST5 são fabricadas pela UROVESA - URO Vehículos Especiales S.A. (Espanha), correspondendo o acrónimo VAMTAC a "Vehículo de Alta Movilidad Táctico", literalmente "Veículo Táctico de Alta Mobilidade". A versão ST5 BN3 tem um peso de 10 250 kg, um comprimento de 5,26m, uma largura de 2,85 e uma altura de 2,77m. Operam com até 5 elementos e estão referenciadas com um nível 3 de protecção balística STANAG (4569).
As viaturas VMOE ("Vehículos Medios de Operaciones Especiales") correspondem a uma variante executada sobre a plataforma VAMTAC ST5, sob requisito do Comando de Operações Especiais, e que estão ao serviço desde 2019, com um total actual de 20 unidades.
Estes militares espanhóis treinam aqui com vista ao seu aprontamento para a participação nas missões de Espanha junto do Iraque, que decorrem, desde 2018, no âmbito da NATO - Missão no Iraque (NMI) e, desde 2014, da coligação internacional "Inherent Resolve", formando e capacitando as forças de defesa e segurança iraquianas para a luta contra o Daesh, actualmente com um efectivo global de cerca de 150 militares, com o apoio de um destacamento de meios aéreos ("Task Force Toro"), sediados na base de Al Asad, com helicópteros Chinook e Cougar.
Foto via "Ejército de Tierra"
Comentários