ARTILHARIA ANTI-AÉREA CONTRA POSIÇÕES NO SOLO


Luhansk, Ucrânia
15 de Outubro de 2022

Peça de artilharia anti-aérea AZP S-60, de 57mm, instalada sobre o chassis de uma viatura pesada 6x6 Ural-4320, de 15 toneladas, ao serviço das Forças da República Popular de Lugansk (LPR/LNR - "Luganskaya Narodnaya Respublika", "Луганская Народная Республика"), pró-Federação Russa, em operação a 15 de Outubro de 2022 na região administrativa de Luhansk, no Leste da Ucrânia. A peça é aqui usada para ataque contra posições no solo (podendo também ser usada como arma anti-carro, existindo munições específicas para tal contexto).




A AZP S-60 ("АЗП С-60", Автоматическая зенитная пушка C-60", "Arma Automática Anti-Aérea S-60"), é uma peça desenhada por Vasiliy Gavrilovich Grabin e construída pela TsAKB, na sua versão original, na década de 1950, pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Trata-se de uma peça de artilharia anti-aérea, automática, em calibre 50 mm, alimentada por "clips" de 4 munições (57×348SR) com uma velocidade inicial de 1 000 m/s e um alcance efectivo 6 kms.

Historicamente, foi a principal peça usada, em contexto de artilharia anti-aérea, pelas Forças-Armadas do Vietname do Norte para a sua defesa a baixa altitude (460 a 1500 metros), durante a Guerra do Vietname (1955 a 1975). Ainda se mantém ao serviço do Vietname, modernizadas, com sistema computorizado de gestão de alvos e controlo de tiro, operação remota e com capacidade de carregamento aumentada para 11 munições.
Vídeo via Forças LPR/LNR


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"