DUAS GERAÇÕES DE CARROS DE COMBATE EM ISRAEL


Montes Golã, Israel
3 de Outubro de 2022

Dois carros de combate das Forças de Defesa de Israel (IDF), ao topo um Merkava Mk.4M "Windbreaker" e abaixo um Sho't Kal, na região dos Montes Golã, em Israel, na fronteira com a Síria, em 3 de Outubro de 2022.

O Merkava ("מרכבה"; literalmente "carruagem") é um carro de combate das Forças de Defesa de Israel, na sua versão original, Mk.1, ao serviço desde 1979, e na sua mais recente versão, o Mk. 4M "Windbreaker" ("מעיל רוח", "Meil Ruach"; literalmente "Quebra Vento"), ao serviço desde 2011 (com produção iniciada em 2009).

Esta versão compreende o "Trophy", o sistema de protecção activa (APS) desenvolvimento pela Rafael Advanced Defense Systems Ltd (Israel), instalado nas laterais da torre, de que resulta a expressão "Quebra Vento" - equipado com plataformas digitais de radar AESA o sistema detecta as ameaças de mísseis guiados anti-carro, foguetes e munições de alto-explosivo anti-tanque, projectando de forma pró-activa um conjunto de elementos que irão destruir prematuramente a munição dirigida ao carro de combate. No decurso da operação "Protective Edge", em 2014, o sistema foi referenciado com sucesso na intercepção quer de granadas-foguete, quer de mísseis guiados 9M133 Kornet.

O Sho't ("שוט"; literalmente "chicote") corresponde à designação das Forças de Defesa de Israel para a sua modernização do carro de combate Centurion, armado com a peça 105mm L7, que entrou ao serviço em 1970. A varitan Sho't Kal, aqui presente, introduzida em 1974, está equipada com o motor diesel Continental AVDS-1790-2A e a transmissão Allison CD850-6. "Kal" corresponde à abreviatura local de "Continental", o fabricante do motor. Parte da modernização "Kal" foram ainda incluídos uma nova plataforma de rotação da torre, um novo estabilizador da peça, um novo sistema de controlo de tiro e preparação para a instalação da blindagem reactiva Blazes.

Foto por Yedi Cohen | IDF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA