POSIÇÕES SUPERIORES DOS MASTROS DA "EMBOSCADA"


Mar da Irlanda
19 de Setembro de 2012

Vista superior do submarino HMS "Ambush", número de amura S120, da classe "Astute" da Marinha Britânica ("Royal Navy"), a 18 de Setembro de 2012, expondo as aberturas dos seus mastros e equipamentos. A foto foi realizada a partir de um helicóptero AgustaWestland AW101 "Merlin" (com a identificação de chamada rádio "Sinner"), afecto à fragata da classe "Duke", HMS "St Albans", número de amura F83, no primeiro abastecimento por esta via com esta classe de submarino. Esta operação teve lugar no Mar da Irlanda durante a primeira viagem do HMS "Ambush", de 200 milhas percorridas em 4 dias, entre o Cumbria e a base de Faslane, onde chegaria no dia seguinte, 19 de Setembro de 2012.

Na primeira posição das aberturas, à esquerda, está (parcialmente) exposto o periscópio electro-óptico, Thales CM010, de estibordo e, ao lado deste, o compartimento do seu "par" de periscópio electro-óptico de bombordo. Estes periscópios estão equipados com sistemas de visão com luz reduzida, com luz nocturna e visão térmica, medidor de distância laser e cameras de alta-resolução, bem como soluções de inteligência artificial para gestão e acompanhamento de objectivos.

Nas restantes posições estão os mastros de comunicações integradas, de comunicações de satétite (SatCom), de radar AZL, de ESM ("Electronic Support Measures" - Radar, R-ESM / Comunicaçõe, C-ESM) e de SHF/EHF(comunicações de super/extrema alta-frequência). Nas duas posições centrais, mais recuadas, estão os sistemas de escape e entrada de ar para os motores diesel MTU Friedrichshafen GmbH que permitem a geração de energia além da plataforma nuclear Rolls-Royce PWR. De notar ainda, em posição amovível, junto aos dois militares na torre, à vante, uma bússola portátil.

Lançado à água a 5 de Janeiro de 2011 e comissionado a 1 de Março de 2013, o submarino nuclear HMS "Ambush", literalmente "Emboscada", tem um comprimento de 97 metros e uma boca de 11,3 metros, com uma guarnição de 98 elementos, é capaz de uma velocidade, submerso, de 30 nós (56 km/h), deslocando mas de 7 000 toneladas. Está armado com 6 tubos lança torpedos de 533mm bem como mísseis de cruzeiro "Tomahawk", podendo combinar um armazenamento de 38 unidades destas armas. Está sediado na Base Naval de Clyde, conhecida de forma comum na Marinha Britânica, pelo nome da baía que lhe dá acesso, Faslane, na Escócia

Foto via "Royal Navy"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

KA-52 NO ASSALTO AO AEROPORTO "ANTONOV"