ATAQUE COM DRONE DE ORIGEM IRANIANA EM KYIV


Kyiv, Ucrânia
17 de Outubro de 2022

Um "drone" Shahed-136, de origem iraniana, ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa (com a designação Geran-2), na sua trajectória final antes de atingir um objectivo em Kyiv ("Київ"), Ucrânia, a 17 de Outubro de 2022. Trata-se do que se designa popularmente por um "Drone Kamikaze" ou, numa terminologia mais formal, uma munição guiada com possibilidade de espera ("loitering munitions").

O "drone" Shahed-136 ("شاهد ۱۳۶", literalmente "Testemunha-136" no original persa), designado pelas Forças Russas por Geran-2 (" Герань-2" literalmente "Gerânio-2" no original russo), tem um massa de 200 kg, um comprimento de 3,5 metros, uma envergadura de asa de 2,5 metros, sendo propulsionado por um motor MD-500 que lhe permite alcançar uma velocidade em redor de 185 km/h, com uma autonomia de aprox. 2 000 km.

Desenhado pela Shahed Aviation Industries e construído pela HESA (Iran Aircraft Manufacturing Industries Corporation, "شرکت صنایع هواپیماسازی ایران — هسا"), tem uma estrutura em forma de asa delta, com estabilizadores nas extremidades e com uma fuselagem central. O motor está colocada na secção traseira. Na secção dianteira, no nariz, residem os elementos electro-ópticos de controlo e a ogiva explosiva (de cerca de 40 kg).

Foto por Yasuyoshi Chiba | Agenda France Press, AFP

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124