"ESCAVADORA DE TRINCHEIRAS"


Svatove, Luhansk, Ucrânia
4 de Outubro de 2022

Viatura de engenharia BTM-3, ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa, em Svatove ("Сватове"), na região administrativa de Luhansk, no Leste da Ucrânia, a 4 de Outubro de 2022. Esta localidade dista cerca de 50 km de Lyman (a Sudoeste) e cerca de 20 km da linha de demarcação com a região administrativa de Kharkiv (a Oeste), ambas actualmente sob controlo das Forças Armadas Ucranianas.

O BTM-3 ("БТМ-3"), assente no chassis do T-55, é uma viatura de engenharia, equipada com um rotor escavador (em posição recolhida na foto) destinada à abertura rápida de trincheiras ou valas defensivas no terreno. Entrou originalmente ao serviço nas Forças da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1957, tem um massa de 27 toneladas, um comprimento de 7 metros, um largura de 3,17 metros e uma altura de 4,32 metros. É propulsionada por um motor diesel A-401, de 305 hp, que lhe permite alcançar os 36 km/h com um alcance de 450 km.

Está equipada com um conjunto de 8 baldes de 160 litros (cujos espigões de bordo são claramente visíveis na foto) no seu rotor escavador que demora 5 a 7 minutos para ser colocado em posição operacional. Consegue escavar a uma profundidade até 1,5 metros, com 50 a 60 cm de largura, com uma velocidade em redor dos 500 a 800 metros por hora (variando em função da profundidade efectivas e das características do solo). Tem a capacidade de escavar trincheiras lineares, curvas ou em "ziguezague", depositando o solo removido nos dois bordos da abertura, permitindo assim a criação contínua de muros de protecção acima do bordo da trincheira.

O acrónimo BTM resulta de "Bystrohodnaya Transheynaya Mashina" ("Быстроходная траншейная машина") e significa, literalmente, "Máquina Rápida para Trincheiras".

Foto via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA