MÍSSEIS BALÍSTICOS TÁCTICOS IRANIANOS
Irão
Janeiro de 2021
No decurso do exercício "Grande Profeta 15", em Janeiro de 2021, no Irão, temos o lançamento em bateria de mísseis balísticos tácticos Fateh 313 afectos à Força Aeroespacial do Corpo da Guarda da Revolução Islâmica ("نیروی هوافضای سپاه پاسداران انقلاب اسلامی") do Irão. No vídeo podemos identificar duas tipologias de plataformas móveis de lançamento destes mísseis - uma autónoma e uma de atrelado (rebocado).
Podemos ainda observar no vídeo um "drone" Kaman-22 (" پهپاد کمان ۲۲") equipado com 4 bombas guiadas Sadid 345; e a operação de "drones" Shahed-136 ("شاهد ۱۳۶", literalmente "Testemunha-136" no original persa), designados popularmente por "Drones Kamikaze" ou, numa terminologia mais formal, uma munição guiada com possibilidade de espera ("loitering munitions").
Os mísseis Fateh 313, ao serviço do Irão desde 2015, correspondem a uma das gerações da "família" de mísseis balísticos tácticos Fateh ("فاتح", "Conquistador") e são uma evolução do Fateh 110D, com melhorias e actualizações nos materiais de construção (compósitos) e no combustível assim permitiram aumentar o seu alcance. Tem um massa total de 3 360 kg, com um comprimento de 8,85 metros e um diâmetro de 61 cm. Com um alcance de 500 km (face aos 300 km da geração anterior) transportam uma ogiva de 450 kg. Voam a uma velocidade de Mach 3 a Mach 4, sendo guiados por sistemas de inércia e satélite, com apoio, na fase terminal, de sistemas electro-ópticos. São produzidos, pelo Irão, através da "Iran Aviation Industries Organization, IAIO" (" سازمان صنایع هوایی ایران, Sazman-e Sânai'-ye Havaii-ye Iran"), sediada em Teerão e fundada em 1966.
A 6 de Janeiro de 2020, o Corpo da Guarda da Revolução Islâmica lançou a Operação "Mártir Soleimani" ("عملیات شهید سلیمانی"), com o lançamento de mísseis balísticos contra instalações em uso pelas Forças Armadas dos EUA na base aérea de Ayn al-Asad, na província de Anbar no Iraque (que dista cerca de 280 km da fronteira, a Leste, com o Irão) e na base aérea de Erbil, na região do Kurdistão (que dista cerca de 55 km da fronteira). Neste mesmo ataque foram usados mísseis Fateh 313 e Quiam 2, num ataque que decorreu em duas vagas, tendo sido usados mais de uma dezena de mísseis.
Esta operação e o seu nome dizem respeito, como retaliação, ao falecido comandante da Força "Quds", um dos cinco ramos da Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, responsável por serviços de informações e guerra não convencional, Qasem Soleimani, nascido a 11 de Março de 1957, em Qanat-e Malek, na província de Kerman (Irão), e abatido por uma acção de "drone" dos EUA, a 3 de Janeiro de 2020, com 62 anos, junto ao Aeroporto de Baghdad (Iraque).
A 6 de Outubro de 2022, representantes do Irão e da Federação Russa assinaram em Moscovo um acordo para o fornecimento às Forças Armadas Russas de mísseis balísticos Fateh.
Vídeo via "Iran's Military Achievements Media" | "IMA Media" ("ایما مدیا")
Comentários