"PIZARROS" EM MANOBRAS NO "TORO"
Zaragoza, Comunidade Autónoma de Aragão, Espanha
Outubro de 2022Viaturas blindadas ASCOD "Pizarro", variante VCI/C (Infantaria/Cavalaria), equipadas com placas de blindagem "appliqué", ao serviço do Exército de Espanha ("Ejército de Tierra Español") no decurso do exercício "Toro" no Centro de Instrução de San Gregorio em Zaragoza, Comunidade Autónoma de Aragão, em meados de Outubro de 2022.
Desenvolvida e construída pela austríaca Steyr-Daimler-Puch AG e pela espanhola Santa Bárbara Sistemas (ambas, actualmente, detidas pela multinacional norte-americana General Dynamics), o ASCOD ("Austrian Spanish Cooperation Development") "Pizarro" é uma viatura blindada de 26,3 toneladas, com 6,83 metros de comprimento, 3,15 metros de largura e 2,6 metros de altura. Tem como armamento um canhão automático de 30 mm, Mauser MK 30/2 (com 300 munições) e uma metralhadora, co-axial, MG3 em calibre 7.62×51mm NATO. Tem uma velocidade máxima em estrada de 72 km/h e um alcance operacional de 500 km, compreendendo uma guarnição de 3+8 elementos. Com as primeiras unidades entregues em 2003, Espanha conta actualmente com 261 destas viaturas (204 na versão VCI/C; 21 na versão VCPC, de comando; e 36 na versão VCS Castor, de engenharia).
O exercício "Toro" corresponde ao principal exercício do "Ejército de Tierra Espanõl". Na sua edição de 2022, decorre de 15 a 30 de Outubro de 2022, com a partipação de mais de 5 000 militares em diferentes locais de Espanha. Participam no exercício, entre outros, efectivos da Brigada “Aragón” I, da Brigada “Extremadura” XI, da Brigada “Canarias” XVI”, da Brigada “Almogávares” VI, do Regimento de Cavalaria “España” 11, com apoio dos helicópteros das "Fuerzas Aeromóviles del Ejército de Tierra" (FAMET).
Foto por Iván Jiménez | "Ejército de Tierra Espanõl"
Comentários