"SUPER CORVOS" EM OPERAÇÃO SOBRE A UCRÂNIA
Ucrânia
Setembro de 2022
Aeronaves Sukhoi Su-25 "Grach" ("Corvo"), designação NATO "Frogfoot", ao serviço das Forças Armadas da Federação Russa, em Setembro de 2022, em operação de combate na linha da frente do Sul e Leste da Ucrânia, a partir da base aérea de Dzhankoi ("Джанкой"), no Norte da Crimeia (geo-referenciação 45.70411670716532, 34.42843607343643).
Os Su-25 aqui presentes correspondem à versão "upgraded", CM3/SM3, designada na gíria por "Super Grach" ("Super Corvo"), compreendendo um conjunto alargado de melhorias e actualizações desde sistemas de navegação, comunicações, protecção, comando e controlo de armamento e sensores. De destacar a inclusão neste "upgrade" do módulo electro-óptico SOLT-25, instalado no nariz da aeronave, que a vem dotar de "zoom" de 16x, medidor de distância laser, sensor de imagem térmica, gestão e acompanhamento de alvo em movimento até 8 kms.
Os dois "Super Corvos" documentados neste vídeo, estão equipados, à esquerda do depósito suplementar de combustível, ao centro da asa, com um "pod" B-13L/L1 com capacidade para 5 foguetes S-13 de 122mm (o vídeo mostra o carregamento dos mesmos na base; e o seu disparo no terreno). Na sua configuração de alto-explosivo de fragmentação têm 2,97 metros de comprimento, uma massa total de 69 kg com uma ogiva de 32 kg (7kg de alto explosivo), e um alcance até 3 km. No ponto de fixação mais afastado da fuselagem, estão instalados "pods" de interferência de radar L-370-3S, parte do sistema de auto-protecção Vitebsk-25, que permite ainda o accionamento automatizado da libertação de contra-medidas de "chaff" e "flares".
O Sukhoi Su-25 "Grach" ("Грач"; "Rook", "Corvo", cientif. Corvus frugilegus) designação NATO "Frogfoot", é um bimotor (Soyuz/Tumansky R-195), sub-sónico, especializado no apoio de fogo em ataque ao solo na coordenação de ataques de proximidade com as unidades no terreno (CAS, "Close air support"). Na terminologia russa é um "Shturmovík" ("Штурмови́к"). É uma aeronave desenhada com especial atenção à resistência face aos impactos dos meios de defesa anti-aérea, dado o seu perfil operacional envolver, necessariamente, a operação a baixa altitude e baixa velocidade em plena linha da frente do Teatro de Operações.
Tem um alcance máximo de 1 000 km (750 km em operação de combate), com um tecto máximo de 7 000 metros, e uma velocidade de 975 km/h. Está armado com um canhão automático de 30mm, Gryazev-Shipunov GSh-30-2, com 250 munições, dispondo, sob as asas, de um total de 10 pontos para fixação de até 4 400 kg de armamento (foguetes, mísseis, bombas).
Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"
Comentários