Ucrânia produz míssil de cruzeiro "Flamingo" de longo-alcance
Ucrânia
14 de Agosto de 2025
Existem semelhanças muito assinaláveis com o modelo de míssil de cruzeiro de lançamento terrestre, "FP-5", apresentado pelo fabricante Milanion de 17 a 21 de Fevereiro de 2025 no certame bienal IDEX ("International Defence Exhibition and Conference"), em Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos. Existem também semelhanças, de conceito e arquitectura base, com a plataforma Tupolev TU-141 "Strizh" ("Rápido"), desenvolvida e fabricada na Ucrânia desde o final da década de 1970.
O FP-5 foi apresentado pela Milanion com um alcance de 3 000 km, uma altitude de voo de 5 000 metros, um tempo de voo de até 4 horas, uma velocidade máxima, subsónica, de 850 - 900 km/h, um peso máximo à descolagem de 6 toneladas, com uma ogiva de 1 tonelada e uma envergadura de asa de 6 metros. Lançado a partir de plataforma terrestre, rebocada, apoiado por propulsor de arranque, tem um tempo de preparação-lançamento de 20 a 40 minutos, com navegação por GPS e por inércia e com componentes de guerra electrónica para ultrapassar contra-medidas. O fabricante indica uma capacidade de produção na ordem das 5 dezenas de unidades por mês.
A Milanion (12951650) foi estabelecida em 2020 pelo britânico Davinder Singh Dogra, que detém uma participação igual ou superior a 75% do capital e é o respectivo CEO, com sede no Reino Unido e com desenvolvimento e produção no Parque Industrial de Tawazun (georreferenciação 24.571596090256374, 54.88132573472086), uma zona segura de indústrias de defesa (junto à "Cidade Militar" de Sheikh Zayed), Abu Dhabi, nos Emiratos Árabes Unidos. Após presença no certame "Arms & Security" de 15 a 18 de Junho de 2021 na capital Ucraniana, Kyiv, a Milanion assinaria, a 9 de Agosto de 2021, um memorando de entendimento com o fabricante e integrador local Ukrainian Armor. Este acordo levaria à venda do AGEMA da Milanion, um veículo terrestre não tripulado 8x8, de 600 kg, e à sua referenciação em serviço pelas Forças Ucranianas, em particular pela força especial de reconhecimento e sabotagem Kraken (A0458).
O Tupolev TU-141 foi desenhado para missões de reconhecimento (podendo transportar camaras de diferentes tipologias, diferentes sensores electro-ópticos e radar), tendo voado pela primeira vez em 1974 e entrou ao serviço das Forças Armadas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1979. Tendo sido produzidas 152 unidades, foi retirado de produção em 1989.
Desenvolvido e fabricado na Ucrânia, pela Empresa Estatal de Produção Aeronáutica de Kharkiv (ХДАВП, "Харківський авіаційний завод", ХАЗ) e, fazendo também parte dos equipamentos afectos às Forças Armadas da Ucrânia, e com várias unidades armazenadas, foi re-introduzido ao serviço activo das mesmas desde 2014.
Tem um comprimento de 14,33 metros, uma envergadura de asa de 3,88 metros e um peso de 6,2 toneladas. É propulsionado por um motor a jacto Tumansky KR-17A que lhe permite um velocidade máxima de 1 100 km/h (em cruzeiro de 990 km/h) com um alcance operacional máximo de 1 000 km e um tecto de 6 000 metros de altitude. Equipado com ogiva explosiva terá sido usado no ataque ucraniano de 5 Dezembro de 2022 sobre as bases da Força Aérea da Federação Russa de Engels-2 (na região de Saratov) e de Ryazan/Dyagilevo (na região de Ryazan)
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