Dois Canadair CL-415 da Força Aérea Marroquina apoiam Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais em Portugal
Monte Real, Leiria, Portugal
11 de Agosto de 2025
Dois aviões Canadair CL-415, o CN-ATP (callsign RMAF272, ICAO 020109) e o CN-ATN (callsign RMAF271, ICAO 0200EE) da Força Aérea Marroquina, voando ao longo de cerca de 525 km em formação a partir de Tanger, Marrocos, aterraram pelas 17:50 UTC de 11 de Agosto de 2025, na Base Aérea N.º 5 (BA5) da Força Aérea Portuguesa, em Monte Real, Leiria, Portugal, reforçando os meios afectos ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR).
Foram activados a pedido do Governo da República Portuguesa, via Ministério da Administração Interna, tal como sucedido em Setembro de 2024, ao abrigo do mecanismo de cooperação bilateral com o Reino de Marrocos (que colabora regularmente, desde 2012, no mesmo contexto, com o Reino de Espanha e a República Italiana). As unidades marroquinas irão operar aqui a partir da BA5.
A Força Aérea Real de Marrocos ("القوات الجوية الملكية") conta actualmente no seu inventário com oito unidades CL-415 (correspondentes a cinco unidades novas CL-415, entregues de 2011 a 2013; e três unidades CL-415EAF modernizadas entregues de 2022 a 2024). Estão afectas ao sua 3.º Esquadrão sediado na Base Aérea N.º 3, em Kenitra, a cerca de 40 km a Noroeste da capital Rabat.
Decorre o processo de reposição em serviço das duas unidades Canadair afectas ao DECIR 2025 - que ficaram inoperacionais após anomalias em serviço. De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), as avarias identificadas nas aeronaves requerem uma intervenção técnica, estando prevista a sua reintegração em serviço até ao final da corrente semana (17 de Agosto de 2025).
O Canadair CL-415 é um avião anfíbio bimotor, concebido para combate a incêndios, com 95 unidades produzidas entre 1993 e 2015. Mede 19,82 metros de comprimento e apresenta uma envergadura de asa de 28,6 metros. Possui um peso em vazio de cerca de 12,9 toneladas e um peso máximo à descolagem de 19,9 toneladas em terra e 18,6 toneladas sobre a água. É propulsionado por dois motores Pratt & Whitney PW123AF, turbo-hélice, que lhe permitem atingir uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 333 km/h e um alcance operacional de cerca de 2 430 km. A sua capacidade de carga de água ou calda retardante atinge 6 137 litros, podendo efectuar recolha em apenas 12 segundos durante a amaragem.
Foto de referência do CL-415 CN-ATN, em Marrocos, 2012, por Michiel Vermeer. "Tracking" via ADS-B Exchange selecionado e editado por "Espada & Escudo"
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