Dois Mirage 2000D modernizados reforçam efectivo francês no Corno de África


Djibouti 
5 de Agosto de 2025

Dois Mirage 2000D RMV, do "Escadron de Chasse 1/3 Navarre" (3-IR) e do "Escadron de Chasse 3/3 Ardennes" (3-IQ), da Força Aérea Francesa, reforçam o efectivo na Base Aérea 188, georreferenciação 11.547430586874754, 43.15141570008621, no Djibouti ("جيبوتي‎"), Corno de África, a 5 de Agosto de 2025. Estas duas aeronaves juntam-se assim aos três Mirage 2000-5F do "Escadron de Chasse 3/11 Corse" ali destacados.
Os Mirage 2000 D RMV correspondem à versão resultante da actualização de meio de via ("Mid-Life Update", MLU), sendo o sufixo RMV a respectiva expressão em francês "Rénovation Mi-Vie". A marcação "D" corresponde À plataforma base, dita "Diversifié" ("Diversificada"), multi-propósito.
Esta actualização abrangeu um total de cinco dezenas de células, prolongando a sua vida útil até 2035, e incorporando um canhão de 30mm, DEFA 550 F3, com 250 munições, num "pod" CC422 (a plataforma base não compreendia qualquer canhão), suporte para mísseis ar-ar MICA (substituindo os Magic 2), suporte para bombas guiadas GBU-48 e GBU-50 Enhanced Paveway II; novo conjunto de elementos de "display" de "cockpit", nova plataforma digital de gestão de missão, "pod" de identificação e gestão de alvos Thales TALIOS ("Targeting Long-range Identification Optronic System") e "pod" de reconhecimento electrónico Thales ASTAC ("Analyseur de signaux tactiques"). Em finais de 2024 estavam entregues 47 unidades actualizadas, projectando-se que o total de 50 estejam entregues atá finais de 2025.
A Base Aérea 188 "Coronel Massart", localizada em Djibouti, tem as suas origens a remontar a 1932 com a criação da primeira esquadrilha aérea na então Costa Francesa dos Somalis. Oficialmente estabelecida em 1949, tornou-se progressivamente um dos principais pontos de projecção militar francesa no Corno de África. Ao longo da sua história acolheu diversos tipos de aeronaves, desde os Potez 25 e Skyraider, passando pelos Mirage F1 até aos actuais Mirage 2000, desempenhando um papel fundamental tanto durante a Guerra Fria como após a independência de Djibouti, em 1977. O seu nome homenageia o coronel Émile Massart, comandante falecido em 1968 num acidente aéreo.
Actualmente, a BA 188 integra as Forças Francesas Estacionadas em Djibouti (FFDj) e opera a partir do Aeroporto Internacional de Ambouli, em estreita coordenação com as autoridades civis locais. A base alberga caças Mirage 2000-5, aviões de transporte CN-235 e helicópteros Puma, garantindo defesa aérea, transporte táctico, evacuações médicas e operações de busca e salvamento. Com cerca de 1500 pessoas envolvidas nas suas actividades diárias, constitui um pilar estratégico para a França e parceiros europeus em operações no Corno de África, no Mar Vermelho, no Golfo Pérsico e no Golfo de Omã.
A operação desta base emana, depois de 1977, do Tratado de Cooperação em Matéria de Defesa ("Traité de coopération en matière de défense", TCMD) tendo como signatário, do lado francês o Primeiro-Ministro Raymond Barre e o Ministro da Cooperação Robert Galley; e, do lado djibutiano, o Presidente Hassan Gouled Aptidon, primeiro Chefe de Estado do Djibuti independente. Foi assinado a 27 de Junho de 1977 e alvo de sucessivas renovações, a mais recente das quais, assinada a 24 de Julho de 2024, pelo Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, e Presidente da República Djibutiana, Ismaïl Omar Guelleh, que o estende por 20 anos, até 2045.






Sobre a Ilha de Moucha, 11.720353078913028, 43.17484085611999, contexto de demonstração de reabastecimento em voo com um A330 MRTT "Phénix", dos dois Mirage 2000 D RMV, escoltados por Mirage 2000-5F, com destino à Base Aérea 188 em Djibouti, Agosto de 2025




 
Fotos via Estado Maior General das Forças Armadas Francesas


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