Fuzileiros da Marinha Portuguesa executam treino VBSS com descida em "fast rope" sobre Fragata Norueguesa


Noruega Julho de 2025

Treino do Destacamento de Abordagem (DABORD) da Unidade de Operações Especiais da Marinha Portuguesa, na Costa Norte da Noruega, projectados via helicóptero Super Lynx Mk95 (19201, "Haddock") a partir da fragata NRP Bartolomeu Dias (F333) com descida em "fast rope" sobre o convés de voo da fragata KNM Thor Heyerdahl (F314) da Marinha Norueguesa ("Sjøforsvaret"), finais de Julho de 2025. A fragata norueguesa juntou-se aqui à força naval da NATO, liderada pela fragata HNLMS De Ruyter (F804) da Marinha Holandesa, de que a fragata portuguesa faz também parte.
Os especialistas portugueses executaram aqui uma acção de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS), armados com pistolas metralhadoras Heckler & Koch H&K MP5 ("Maschinenpistole 5"), em calibre 9x19mm Parabellum, de coronha retráctil, modernizadas com calha e guarda-mão do fabricante sueco SPHUR, com óptica holográfica EOTECH HWS EXPS e lanterna táctica.
A técnica de descida por "fast rope" (designação curta para "Fast Rope Insertion Extraction System, FRIES"), foi desenvolvida no contexto das Forças Armadas do Reino Unido, com a empresa Marlow Ropes (cujas origens remontam a 1807, fundada por Thomas Burfield), tendo sido aplicada pela primeira vez em combate na Guerra das Falklands, em 1982.
Comandado pelo (OF-4) Capitão-de-fragata Elias Joaquim Véstia Cagarrinho, liderando uma guarnição de 174 militares, o NRP Bartolomeu Dias largou da Base Naval (BNL) de Lisboa a 28 de Abril de 2025, para participar nos exercícios NATO "Neptune Strike 25.1" e "Med Strike 25" (com os "Carrier Strike Groups" (CSG) do Reino Unido e Itália, no Mediterrâneo), ficando depois afecto à força naval Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1). Foi referenciado, em Junho de 2025, junto à Ponte de Øresund, entre a Suécia e a Dinamarca, no Mar Báltico, no contexto da iniciativa "Baltic Sentry 25" de protecção de infra-estruturas críticas; em Aberdeen, na Escócia, a 9 de Julho de 2025; e, largando daqui rumou a Bodø na Noruega, que alcançaria a 23 de Julho de 2025, cruzando o Círculo Polar Árctico. Com acções desenvolvidas no Mar de Barents, atracaria em Tromsø a cerca de 320 km a Norte de Bodø, a 8 de Agosto de 2025 de onde largaria a 11 de Agosto de 2025. Completando uma missão total de cerca de 4 meses, regressará à BNL a 22 de Agosto de 2025.












Fotos por Johnny Larsen via Forças Armadas da Noruega



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA