F-35 do Corpo de Fuzileiros dos EUA em reabastecimento em voo no Pacífico


Pacífico 
18 de Julho de 2025

Sobre o Teatro de Operações do Pacífico, uma formação de F-35B Lightning II do "Marine Fighter Attack Squadron 214" (VMFA-214) - "Black Sheep", do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC), em acção de reabastecimento em voo a partir de um KC-135 Stratotanker da "121st Air Refueling Wing" (121 ARW) da Guarda Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), a 18 de Julho de 2025.
No detalhe da foto em plano frontal podemos observar, na secção inferior da fuselagem logo abaixo do nariz, o sistema electro-óptico de detecção e gestão de alvos, AN/AAQ-40 EOTS ("Electro-Optical Targeting System").
O F-35B Lightning II, com uma capacidade interna de combustível de cerca de 7 600 litros, recebe tipicamente, durante estas operações de reabastecimento em voo, o que se designa por "topping" — uma recarga parcial de 3 000 a 4 000 litros, transferida em menos de um minuto. O reabastecedor KC-135 Stratotanker transporta, para este efeito, um máximo na ordem de 85 000 litros de combustível JP-8.
O VMFA-214, com origens que remontam à Segunda Guerra Mundial, opera com o F-35B Lightning II desde 2022, sendo comandado actualmente pelo Tenente-Coronel Robert F. Guyette. Sediados em Yuma no Arizona, Estados Unidos da América, foram referenciados, em Maio de 2025, a operarem a partir da Base Aérea de Osan na Coreia do Sul e, em Junho de 2025, a operarem a partir da Base Aérea de Misawa, no Japão.
Esta sua alocação decorre no contexto do "Unit Deployment Program" (UDP) estabelecido pelo Corpo de Fuzileiros dos EUA desde 1977, em que regularmente unidades baseadas em território continental dos EUA são destacadas, por períodos de 6 a 7 meses, para bases de países aliados no contexto do Indo-Pacífico, com especial foco no contexto sul-coreano e japonês.






Fotos por James K. Thomas | USAF



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA