"Super Stallion" dos Fuzileiros Norte-Americanos transporta módulo do novo sistema de radar MRADR


Twentynine Palms, Califórnia, Estados Unidos da América (EUA) 
30 de Julho de 2025

Helicóptero trimotor Sikorsky CH-53E "Super Stallion" (162006) do "Marine Heavy Helicopter Squadron 361" (HMH 361), do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC), em operação de transporte de módulo do sistema de radar MRADR ("Medium Range Air Defense Radar"), com vista à avaliação da sua aero-transportabilidade, no Centro de Treino de Twentynine Palms, Deserto do Mojave, em San Bernardino, no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos da América, a 30 de Julho de 2025.
Em 2023, o Comando de Sistemas do USMC (MARCORSYSCOM) contratou o fornecimento de 4 sistemas MRADR ao fabricante norte-americano Leidos, como parte de um primeiro lote de avaliação como protótipos de campo com vista a uma possível entrada em capacidade operacional inicial em 2026. A 22 de Julho de 2025 o Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos confirmou o pedido de 20 unidades de produção que poderá alcançar as 40 unidades no patamar de capacidade operacional plena.
Trata-se de um sistema passivo de detecção, identificação e acompanhamento, integrado na arquitectura de "Multi Domain Radar in A Contested Environment" (MuDRaCE), visando a operação num ambiente contestado, sobre aeronaves e mísseis, mantendo sobre si um perfil de baixa detecção e intercepção. Opera numa cobertura de 360 graus, combinando antenas e receptores digitais com técnicas avançadas de processamento de sinal, permitindo a obtenção contínua de uma imagem aérea de alta qualidade, sem emissão electromagnética detectável.
A arquitectura de um sistema passivo recorre ao que se designa por "iluminadores de oportunidade", em que o radar, em lugar de emitir radiofrequência e analisar o seu retorno, faz uso de sinais já presentes no contexto de operação, como sejam rádio FM, televisão digital terrestre ou comunicações por satélite, analisando-os e correlacionando-os com base em algoritmos de correlação cruzada e processamento de diferenças de tempo de chegada (TDOA) e de frequência (FDOA).
O CH-53E "Super Stallion" é a versão em uso pelo Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (USMC, "United States Marine Corps"), desenvolvida e optimizada para transporte pesado e de longo alcance. A frota actual é composta por 136 unidades inventariadas, sujeitas a programas de modernização que incluem aviónicos digitais com "displays" multifunções, sistemas de navegação por GPS, suporte visão nocturna, "data links" para integração de comando e controlo, bem como sistemas de contra-medidas electrónicas e de autoprotecção contra mísseis.
Trata-se de um helicóptero de grande porte, com 30,2 metros de comprimento e um diâmetro de rotor principal de 24,08 metros, possuindo uma massa em vazio de cerca de 15 toneladas e um peso máximo à descolagem de 31 toneladas. É propulsionado por três motores General Electric T64-GE-416/419, que permitem atingir uma velocidade máxima de 315 km/h e um alcance operacional aproximado de 1 000 km (expansível com depósitos suplementares). A tripulação base é de 4 elementos (piloto, copiloto, chefe de carga e um artilheiro), podendo transportar até 37 fuzileiros equipados (55 com alteração tipologia assento) ou 24 macas em configuração de evacuação médica, além de carga externa de até 14,5 toneladas em transporte suspenso. Pode estar armado com até 3 metralhadoras pesadas, calibre 12.7x99mm, uma em cada lateral e uma na rampa à retaguarda.
O Centro de Treino de Twentynine Palms, com origens que remontam à década de 1940, ocupa uma superfície de cerca de 3 100 quilómetros quadrados (correspondente aproximadamente a todo o Distrito de Leiria em Portugal). Sob comando actual do Brigadeiro-General Mark H. Clingan, esta é a maior instalação dos fuzileiros norte-americanos.





Fotos por Judith Ann Lazaro | USMC






Foto de referência do MRADR in p. 29, "2025 Marine Aviation Plan", Jan 2025, USMC








Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA