Aeronave ligeira de pulverização agrícola adaptada com mísseis ar-ar para luta anti-drone pelas forças ucranianas


Ucrânia 
Agosto de 2025

Forças ucranianas com aeronave Z-137 Agro Turbo, de fabrico checo, modificada para receber dois mísseis ar-ar R-73 guiados por infra-vermelho, para uso em contexto anti-drones de tipologia Shahed 136, em voo sobre um campo agrícola na Ucrânia, Agosto de 2025.
Resultado de uma iniciativa conjunta dos fabricantes checos Let Kunovice e Moravam, com mais de sete centenas de unidades produzidas na Checoslováquia de 1965 a 1987, alcunhada de "Čmelák" ("Bumblebee", "Abelhão"), a plataforma Z-37 foi desenhada originalmente como equipamento para uso em contexto agrícola, para pulverização de campos de cultivo.
Com diversas variantes evolutivas construídas, a aqui presente, Z-137 Agro Turbo, incorpora uma plataforma turbo-hélice Walter M-601Z (490 shp), do fabricante checo Walter Aircraft Engine, de maior potência que os primeiros modelos com motor de pistão da plataforma do fabricante sovético Ivchenko, e corresponde à últiuma geração da mesma, construída entre 1985 e 1987.
A plataforma Z-137 Agro Turbo tem um comprimento de 10,46 metros, uma envergadura de asa de 13,63 metros, um peso em vazio de 1,2 toneladas e um peso máximo à descolagem de 2,5 toneladas (com capacidade de até 350 litros de combustível). Sustenta uma velocidade de cruzeiro de 190 km/h (máxima de 230 km/h quando equipado) e um tecto de altitude máxima de 5 mil metros. Terão sido construídas cerca de 5 dezenas de unidades deste modelo.
O míssil R-73 (Р-73; designação NATO, AA-11 "Archer") é um sistema de armas ar-ar de origem soviética, destinado a equipar aeronaves como o MiG-29 ou o Su-27, com um alcance efectivo na ordem dos 15 km, com uma massa de 105 kg e um comprimento de 2,93 metros e diâmetro de 165mm, armado com ogiva de 7.4 kg de alto-explosivo de fragmentação e equipado com sensor de infra-vermelho com um varrimento de 40 até aos 75 graus (última versão). Tem sido usado pela Ucrânia em diferentes contextos técnicos e tácticos, designadamente a partir da plataforma naval não tripulada Magura, recebendo em tal contexto o cognome "Sea Dragon" ("Dragão do Mar"), sendo projectado a partir das mesmas calhas usadas em aeronaves, montadas em posição invertida.
O "drone" Shahed-136 ("شاهد ۱۳۶", literalmente "Testemunha-136" no original persa), de origem iraniana, tem um massa de 200 kg, um comprimento de 3,5 metros, uma envergadura de asa de 2,5 metros, sendo propulsionado por um motor MD-550 que lhe permite alcançar uma velocidade em redor de 185 km/h, com uma autonomia de aprox. 2 000 km. Desenhado pela Shahed Aviation Industries e construído pela HESA (Iran Aircraft Manufacturing Industries Corporation, "شرکت صنایع هواپیماسازی ایران — هسا"), tem uma estrutura em forma de asa delta, com estabilizadores nas extremidades e com uma fuselagem central. O motor está colocada na secção traseira. Na secção dianteira, no nariz, reside a ogiva explosiva (de cerca de 40 kg). São também produzidos, sob licenciamento, na Federação Russa, com a designação Geran-2 ("Герань-2", "Gerânio-2").












Vídeo via OSINT. Fotos seleccionadas e editadas por E&E


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA