Treino de paraquedistas dos Estados Unidos na Croácia
Slunj, Croácia
4 de Agosto de 2025
Paraquedistas da 173.ª Brigada Aerotransportada, alcunhados de "Sky Soldiers", do Exército dos Estados Unidos, a 4 de Agosto de 2025, no Campo de Treino de Slunj, na Croácia, no decurso do exercício multinacional "Eagle Ace 2025". Slunj, na confluência dos rios Korana e Slunjčica, localiza-se no Centro-Sul da Croácia, na região de Karlovac, a cerca de 100 km a Sul da capital Zagreb.
Podemos observar aqui a espingarda Mk.22 PSR ("Precision Sniper Rifle"), designada pelo fabricante, a norte-americana Barrett, por MRAD ("Multi-role Adaptive Design"), com acção por culatra manual, equipada com óptica Leupold Mark 5HD 7-35x56mm (sobre montagem Geissele Automatics). Apoiado no anel dianteiro de fixação da óptica, está um prolongamento horizontal, com calha Picatinny, aqui equipado com um sistema "Small Tactical Optical RifleMounted" (STORM) SLX da L-3 Insight Technology de medição de distância e marcação de alvos por laser (com interface para GPS exterior). A Mk.22 PSR está disponível nos calibres .338 Norma Magnum, .300 Norma Magnum e 7.62×51mm NATO.
No terreno desta área de treino podemos observar o destroço de um carro de combate T-55, com uma massa de 36 toneladas, de construção soviética, com a sua torre e respectiva peça D-10 T2S, de 100 mm, virada para a retaguarda do "chassis". À vertical temos o suporte onde era armada uma metralhadora pesada DShK calibre 12,7x108mm.
O T-55 Foi produzido na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) entre 1955 e 1981 e, sob licença, na Jugoslávia, na fábrica Đuro Đaković (em Slavonski Brod, actual Croácia). Foi o principal carro de combate utilizado pelo Exército Croata durante a guerra que se seguiu ao desmembramento da Jugoslávia, no início da década de 1990. A Croácia é um estado membro na União Europeia, desde 2013, e da NATO, desde 2009.
A 173.ª Brigada Aerotransportada, com os seus efectivos em Itália (Quartel-General em Vicenza) e na Alemanha (Grafenwöhr), é a unidade de resposta rápida de contingência dos Estados Unidos no contexto do Teatro de Operações da Europa. É composta por 6 batalhões, com um efectivo total na ordem dos 3 mil elementos. As suas origens como unidade aerotransportada remontam a 1963 na Ilha de Okinawa, Japão, como Força de Resposta Rápida dos Estados Unidos para o Pacífico. Combateu no Vietnam, no Iraque e no Afeganistão.
Fotos por Elena Baladelli | Exércitos dos Estados Unidos ("U.S. Army")
Comentários