Treino em "kill house" de Unidade de Operações Especiais das Forças Armadas da Polónia
Polónia
Março de 2025
Treino de combate a curta distância, em espaços urbanos confinados, por parte de militares do JW GROM, Unidade de Operações Especiais das Forças Armadas da Polónia, Março de 2025, na Polónia. Estão armados com espingardas automáticas Heckler & Koch HK416, em calibre 5.56×45mm NATO, coronha Magpul CTR, ópticas "red dot" / holográficas (Trijicon MRO, Sig Sauer Romeo 4T e Eotech HWS), ampliador da EOTech, apontador iluminador laser L-3 AN/PEQ-15, "fore-grip", lanterna táctica e supressor de som "Brügger & Thomet Feintechnik" (B&T) Rotex.
O treino decorre naquilo que se designa, no jargão do treino de forças de operações especiais, por uma "kill house" (lit. "casa de matar"), uma estrutura modular que simula interiores confinados de edifícios e seus diferentes obstáculos e fraccionamentos, permitindo treino de entrada, progressão e neutralização de objectivos. Tipicamente inclui câmaras e locais elevados de observação, para avaliação da acção pelos formadores.
O termo "kill house" remonta ao "SAS ["Special Air Service] Killing House" em Hereford, no Reino Unido, construído no início dos anos 1970 após a crise e intervenção em Omã (Rebelião Dofar) e ao aumento das operações anti-terrorismo. Em finais da década de 1970 surge a primeira "kill house" no contexto dos EUA, no âmbito da "Delta Force", em Fort Bragg, pela mão de Charles Alvin Beckwith, que tinha servido como oficial de ligação junto ao SAS nos anos 1960 e que fundou a "Delta" - tendo sido o seu primeiro Comandante.
O JW GROM ("Jednostka Wojskowa | Grupa Reagowania Operacyjno-Manewrowego", "Unidade Militar | Grupo de Resposta para Manobras Especiais"), unidade militar n.º 2305, foi fundado em 1990, e é actualmente comandado, desde 30 de Março de 2023, pelo Coronel Grzegorz Gers, com aquartelamentos em Varsóvia e em Gdańsk, tendo estado em operação, entre outras geografias, no Haiti, no Kosovo, no Afeganistão, e no Iraque e, em 2022, na Ucrânia, em missão de protecção ao Presidente da Polónia, Andrzej Duda, que, em conjunto com o Presidente da Letónia, Egils Levits, e com o presidente da Estónia, Alar Karis, se reuniram, a 13 de Abril de 2022, em Kyiv, com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Fotos por Michał Niwicz
Comentários