Operação conjunta da UEPS da GNR e de parelha de aeronaves Fireboss em combate a incêndio na Serra da Gardunha


Serra da Gardunha, Portugal 
21 de Agosto de 2025

Acção coordenada de uma equipa da Companhia de Ataque Estendido (CATE) de Viseu da Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS) da Guarda Nacional Republicana (GNR), comandada pelo (OF-1) Tenente João Amaral, e de uma parelha de AT-802F Fireboss , no combate ao flanco direito do incêndio a deflagrar na Serra da Gardunha, entre as 19:21 e as 19:27 locais de 21 de Agosto de 2025.
Os militares desta força especializada da GNR, com o seus equipamentos de protecção individual (EPI), fazem aqui uso de material sapador, com uso de "rake" florestal McLeod (que combina uma enxada com um ancinho robusto), de machado Pulaski (que combina um machado com uma enxada), de batedores (vulgo abafadores) e de extintores dorsais. A acção dos Fireboss permite baixar a radiação das chamas e assegurar condições de segurança à progressão do combate ao incêndio.
Evolução do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS), criado em 2005, a Unidade de Emergência de Protecção e Socorro (UEPS) é criada em 2018 pelo Despacho n.º 11189/2018, de 23 de Novembro, do Ministro da Administração Interna. Compreende um efectivo de 1 000 elementos, organizados em oito Companhias de Intervenção de Protecção e Socorro, quatro Companhias de Ataque Estendido (CATE) e uma Companhia de Especialidades, sendo comanda actualmente, e desde 12 de Setembro de 2022, pelo Brigadeiro-General José Rodrigues.







Excerto vídeo seleccionado e editado por "Espada & Escudo" da descarga da parelha de Fireboss via emissão SIC Notícias (camara por Filipe Barbosa, reportagem de Kathleen Araújo)













Fotos seleccionadas e editadas por "Espada & Escudo" via emissão SIC Notícias (camara por Filipe Barbosa, reportagem de Kathleen Araújo)





Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA