Treino de militares da Letónia em "limpeza" de trincheiras
Letónia
Agosto de 2025
Os militares letões estão aqui armados com a espingarda automática Heckler & Koch G-36, em calibre 5.56×45mm NATO, com mira óptica Aimpoint PRO ("Patrol Rifle Optic"). A peça com marcação anelar de cor vermelha que podemos observar a terminar o cano da arma corresponde a um adaptador para tiro com munições de salva ("Blank-Firing Attachment", BFA), visando garantir a pressão no interior do cano (reduzida pela ausência de projéctil na munição de salva) e assim assegurar o correcto funcionar do ciclo de tiro da arma; e funcionando ainda como protecção de segurança para possível projecção de fragmentos.
Esta Brigada, comandada actualmente, e desde 18 de Julho de 2025, pelo (OF-5) Coronel Igors Kļaviņš, está baseada em Ādaži. O Campo Militar de Ādaži, que compreende a maior área de treino militar do Báltico, com 7 746 hectares, junto à localidade do mesmo nome, na região de Pierīga, na margem Leste do rio Gauja, dista cerca de 20 km a Nordeste do centro da capital Riga e 200 km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa.
Desde 2024 que está aqui também baseada a Brigada Multinacional NATO para a Letónia ("NATO Multinational Brigade Latvia", MNB-LVA) composta actualmente por mais de 3 mil elementos da Letónia, Polónia, Eslováquia, República Checa, Eslovénia, Macedónia do Norte, Montenegro, Albânia, Itália, Dinamarca, Suécia, Espanha, Islândia e Canadá.
Fotos por Cabo R. R. Putnis | Forças Armadas da Letónia
Comentários