Treino de militares da Letónia em "limpeza" de trincheiras


Letónia 
Agosto de 2025

Treino de militares da Brigada de Infantaria Mecanizada das Forças Terrestres ("Sauszemes spēku Mehanizētā kājnieku brigāde") das Forças Armadas da Letónia, em contexto de "limpeza" de trincheiras, nos bosques das Letónia, Agosto de 2025.
Os militares letões estão aqui armados com a espingarda automática Heckler & Koch G-36, em calibre 5.56×45mm NATO, com mira óptica Aimpoint PRO ("Patrol Rifle Optic"). A peça com marcação anelar de cor vermelha que podemos observar a terminar o cano da arma corresponde a um adaptador para tiro com munições de salva ("Blank-Firing Attachment", BFA), visando garantir a pressão no interior do cano (reduzida pela ausência de projéctil na munição de salva) e assim assegurar o correcto funcionar do ciclo de tiro da arma; e funcionando ainda como protecção de segurança para possível projecção de fragmentos.
Esta Brigada, comandada actualmente, e desde 18 de Julho de 2025, pelo (OF-5) Coronel Igors Kļaviņš, está baseada em Ādaži. O Campo Militar de Ādaži, que compreende a maior área de treino militar do Báltico, com 7 746 hectares, junto à localidade do mesmo nome, na região de Pierīga, na margem Leste do rio Gauja, dista cerca de 20 km a Nordeste do centro da capital Riga e 200 km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa.
Desde 2024 que está aqui também baseada a Brigada Multinacional NATO para a Letónia ("NATO Multinational Brigade Latvia", MNB-LVA) composta actualmente por mais de 3 mil elementos da Letónia, Polónia, Eslováquia, República Checa, Eslovénia, Macedónia do Norte, Montenegro, Albânia, Itália, Dinamarca, Suécia, Espanha, Islândia e Canadá.






Fotos por Cabo R. R. Putnis | Forças Armadas da Letónia



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA