"Infantería de Marina" de Espanha em Força NATO treina nos bosques romenos
Roménia
11 de Julho de 2025
Militares da "Infantería de Marina" das Forças Armadas de Espanha no decurso do exercício "Summer Camp", nos bosques da Roménia, a 11 de Julho de 2025. O militar em primeiro plano está aqui armado com espingarda automática Heckler & Koch HK 417, em calibre 7.62×51mm NATO, cano de 20 polegadas, equipada com óptica Trijicon ACOG 3.5x35mm.
Estes militares fazem parte de um destacamento de cerca de duas centenas de elementos da "Brigada de Infantería de Marina - Tercio de Armada" (TEAR), projectados na Roménia como "Fuerza de Infantería de Marina" (FIMAR), actualmente na sua segunda rotação (RII) afecta à força NATO constituída como Grupo de Batalha Multinacional Roménia ("Multinational Battle Group Romania", MN BG ROM). A segunda rotação desta força, comandada pelo (OF-3) Capitão Rafael Mena López, iniciou-se em finais Maio de 2025 e prolongar-se-à, durante 6 seis meses, até Novembro de 2025.
A NATO conta actualmente com um total de oito Grupos de Batalha no seu flanco Leste (de Norte para Sul): Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia, Hungria, Roménia, Bulgária. O Grupo de Batalha Multinacional da NATO na Roménia é comandado actualmente pelo (OF-5) Coronel Thierry Denechaud, do Exército Francês ("Armée de Terre").
Comentários