Mísseis ar-ar de curto e médio-alcance no convés do porta-aviões USS Nimitz
Mar Arábico - Golfo de Áden
28 de Julho de 2025
No convés de voo do porta-aviões USS Nimitz (CVN 68) da classe homónima da Marinha dos Estados Unidos, em operação no Médio-Oriente, temos 2 mísseis ar-ar AIM-9X (Block II) Sidewinder, de curto-alcance (até 35 km), guiados por infra-vermelho, e 3 mísseis ar-ar AIM-120C-6 AMRAAM de médio-alcance (até 96 km), guiados por radar. Destinam-se a armar os F/A-18E/F "Super Hornet" e EA-18G "Growler" embarcados.
De notar a codificação cromática do vestuário dos diferentes especialistas que operam nos porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos - com o vermelho a corresponder aos dedicados à operação com munições, explosivos e ao socorro a incidentes e combate a incêndios.
O USS Nimitz (CVN 68), da Frota do Pacífico dos Estados Unidos ("U.S. Pacific Fleet", PACFLT), actua aqui, liderando o "Carrier Strike Group 11", no âmbito das operações da respectiva 5.ª Frota (NAVCENT) em torno do Mar Arábico e do Golfo de Áden, cobrindo os eixos do Mar Vermelho ao Golfo Pérsico (sob acções combatentes, assimétricas, directas e indirectas).
O USS Nimitz (CVN 68) é um porta-aviões da classe Nimitz, ao serviço desde 1975 (renovado em 2001), deslocando 100 020 toneladas, com um comprimento de 332 metros e uma boca de 76,8 metros. É propulsionado por 2 reactores nucleares Westinghouse A4W, que lhe permitem uma velocidade máxima de 31,5 nós. Tem uma guarnição de 6 000 elementos, transportando até 90 aeronaves. A classe Nimitz tem uma esperança de vida de cerca de 50 anos, tendo esta unidade projectado iniciar o processo de retirada de serviço em 2026. A classe compreende actualmente 10 unidades construídas e ao serviço, tendo a mais recente, da subclasse Ronald Reagan, o USS George H.W. Bush (CVN-77), entrado ao serviço a 10 de Janeiro de 2009.
Foto por Franklyn Guage | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")
Comentários