Fuzileiro da Marinha Portuguesa treina com espingarda de precisão HK MSG90 a bordo da fragata Bartolomeu Dias a Norte do Círculo Polar Árctico
Mar da Noruega - Mar de Barents
Julho - Agosto de 2025
Fuzileiro do Destacamento de Abordagem (DABORD) da Marinha Portuguesa, sobre o hangar do NRP Bartolomeu Dias (F333), fragata da classe homónima, a operar em força naval da NATO no Mar da Noruega - Mar de Barents, Julho a Agosto de 2025, treina com espingarda de precisão, semi-automática, Heckler & Koch (HK) MSG90 A2, calibre 7.62x51mm NATO, carregador de 20 munições, óptica Schmidt & Bender 3-20x50mm PM II e bipé Harris. O "spotter" acompanha com binóculos Steiner 20x80mm.
Em segundo plano na foto podemos observar o sistema de defesa antimíssil e superfície, "Close-In Weapons System", CIWS Goalkeeper, assente num canhão GAU-8 de 30 mm com 7 canos rotativos ("Gatling"), com alcance operacional até aos 2 000 metros e uma cadência de até 70 projécteis por segundo.
A MSG90, produzida com duas versões evolutivas (A1 e A2) desde 1990 e até 2021, é uma plataforma semi-automática de precisão derivada da Heckler & Koch PGS-1 ("Präzisions-Scharfschützen-Gewehr", lit. "Espingarda de Atirador de Precisão"), da década de 1970. A designação MSG é um acrónimo para "Militärisches Scharfschützengewehr", lit. "Espingarda para Atirador Militar de Precisão") e 90 a referência ao ano (1990) da sua entrada original ao serviço. A versão A1 surge em 1998 e a versão A2 (mais leve, mais robusta e com nova óptica) cerca do início da década de 2000.
O NRP Bartolomeu Dias largou da Base Naval (BNL) de Lisboa a 28 de Abril de 2025, para participar nos exercícios NATO "Neptune Strike 25.1" e "Med Strike 25" (com os "Carrier Strike Groups" (CSG) do Reino Unido e Itália, no Mediterrâneo), ficando depois afecto à força SNMG1. Foi referenciado, em Junho de 2025, junto à Ponte de Øresund, entre a Suécia e a Dinamarca, no Mar Báltico, no contexto da iniciativa "Baltic Sentry 25" de protecção de infra-estruturas críticas; em Aberdeen, na Escócia, a 9 de Julho de 2025; e, largando daqui rumou a Bodø na Noruega, que alcançaria a 23 de Julho de 2025, cruzando o Círculo Polar Árctico. Com acções desenvolvidas no Mar de Barents, atracaria em Tromsø a cerca de 320 km a Norte de Bodø, a 8 de Agosto de 2025 de onde largaria a 11 de Agosto de 2025. Completando uma missão total de cerca de 4 meses, regressará à BNL a 22 de Agosto de 2025.
Foto via Marinha Portuguesa
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